Últimas

Wilson Lima anuncia que iluminação pública em LED chega a Itacoatiara nesta semana, com início do ‘Ilumina+ Amazonas’ na cidade

 

O novo programa do Governo do Estado substitui lâmpadas antigas por luminárias modernas de LED e vai chegar a 26 municípios até o final do ano


O governador Wilson Lima acompanhou, nesta segunda-feira (30/05), a preparação dos equipamentos que vão substituir toda a iluminação pública convencional antiga por luminárias modernas de LED no município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Até o fim do ano o programa Ilumina+ Amazonas, que é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), chegará a 26 municípios.

 

Em Itacoatiara serão substituídos 5.850 pontos de iluminação pública. Nesta segunda-feira, o material será embarcado em uma balsa com destino ao município. A previsão é que as instalações comecem na próxima quarta-feira (01/06).

 


Essa é uma tecnologia muito importante porque economiza em até 60% o consumo de energia elétrica e produz maior luminosidade. É uma sensação maior de segurança, os vendedores ambulantes podem ficar na rua até mais tarde e o nosso objetivo é levar para todos os municípios, que todos possam ter acesso a essa tecnologia e a uma iluminação de qualidade”, ressaltou Wilson Lima.

 

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, os próximos municípios a receber os serviços são Barreirinha e Rio Preto da Eva, no mês de junho.

 

Em Tefé, já foram implantados cerca de 2 mil pontos até a semana passada, o que corresponde a mais de 70% dos serviços e em Parintins o último balanço somava 2.438 pontos substituídos, o equivalente a cerca de 42%.


Os dois municípios foram os primeiros a receber o programa que, por determinação do governador Wilson Lima, ampliou o número de cidades beneficiadas, de 20 para 26, incluindo Maués onde o Estado executou um projeto piloto por meio do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués).

Foram incluídos também os municípios do baixo Amazonas: Barreirinha, Boa Vista do Ramos Nhamundá e Uricurituba. O município de Novo Airão, na Região Metropolitana de Manaus, que seria feito por convênio, agora também será por execução direta da UGPE, através do Ilumina+ Amazonas.



Vamos atender os municípios mais populosos. O programa visa modernizar e padronizar o sistema tirando as lâmpadas mistas de mercúrio ou vapor de sódio que consomem muita energia”, disse Marcellus.


O Governo, por meio da UGPE, também firmou convênio com as prefeituras de Atalaia do Norte e Alvarães, repassando recursos para que os próprios municípios realizem a substituição da iluminação pública.



Benefícios - Além da luminária de LED economizar em até 60% o custo com a energia elétrica, tem maior eficiência, ou seja, ilumina mais com menos consumo, além de contribuir com a segurança das cidades.


Também contribui com o meio ambiente, tendo em vista que no interior do estado há muitas termelétricas, nas quais o óleo diesel é utilizado e, com as luminárias públicas de LED, o consumo do combustível irá reduzir.


Fotos: Bruno Zanardo/Secom



Nenhum comentário