Assistência Social: Coegemas-AM destaca parceiros e avanços do 22º Encontro Regional do Congemas Norte - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Assistência Social: Coegemas-AM destaca parceiros e avanços do 22º Encontro Regional do Congemas Norte

Avanços construídos pelas mãos de muitos parceiros. Esse é um dos legados apontados pelo Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Amazonas (Coegemas-AM) sobre os resultados obtidos durante o 22º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas Norte 2022), realizado nos dias 26 e 27 de maio, no Manaus Plaza Shopping. 

O Coegemas-AM é a instância legítima de representação de secretarias gestoras do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em âmbito local, com atuação junto aos poderes constituídos e aos espaços de formulação de políticas públicas que dão materialidade aos direitos constitucionais de Seguridade Social e à Lei Orgânica de Assistência Social – Lei 8.742/1993 (LOAS). 

A presidente do Coegemas-AM e secretária de Assistência Social do município de Manaquiri, Eldilene Alves da Siva, fez um balanço do evento regional ocorrido na capital amazonense  e destacou no protagonismo do colegiado na construção e realização do Congemas Norte 2022. 

“O 22º Encontro Regional do Congemas da Região Norte foi construído por muitas mãos. A independência deste colegiado possibilita parcerias, mas não diminui as dificuldades e desafios no processo de organização de um evento dessa proporção”, analisou a dirigente.  

“Esse encontro representa para nossa região um grande avanço e prova de força junto aos meios legais conquistados a duras lutas em prol de potencializar o SUAS através da responsabilidade de organização, controle social e participação da sociedade que temos enquanto gestores e trabalhadores do SUAS”, prosseguiu Eldilene.

O futuro da Assistência Social

O encontro que reuniu a rede SUAS no coração da Amazônia debateu o futuro da assistência social na Região Norte, o compromisso dos governos na superação da fome e das desproteções sociais. O Congemas Norte 2022 teve apoio do deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), parlamentar que colocou as pautas da Assistência Social no centro do debate político em Brasília. 

“O Coegemas-AM carrega o peso de realizar tal evento, que chega a sua 22ª edição. Superando inúmeros obstáculos, incluindo financeiro, agradecemos ao deputado federal Marcelo Ramos pela destinação do recurso necessário para o sucesso da realização do evento, articulado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Municipal de Assistência Social”, enfatizou a presidente do Coegemas-AM. 

Sucesso de participação

Em torno de 800 pessoas estiveram presentes na capital amazonense participando do Congemas Norte 2022. A organização finaliza o balanço reafirmando a construção coletiva do evento. 

“Consideramos esse encontro e os méritos desse evento como uma realização de muitas mãos, potencializado pelos gestores do Norte e pela força do povo amazônico.  Reconhecemos, somos gratos e atribuímos o sucesso do evento a seus participantes e agradecemos ainda o carinho de todos que enfrentaram o fator amazônico mais uma vez, no deslocamento de barco, lancha, avião, ônibus ou canoa, e que com muita força de vontade chegaram e fizeram o maior e melhor encontro do SUAS do Congemas da Região Norte de todos os tempos. Nossa palavra é gratidão.  Sigamos fortes e juntos pelos SUAS”, concluiu Eldilene. 

Assessoria Coegemas-AM

Nenhum comentário