Últimas

Governo do Amazonas inaugura nova unidade do Idam em Balbina e amplia assistência técnica a produtores familiares

Entre os serviços oferecidos estão o Cartão do Produtor e Cadastro Ambiental Rural

 


O Governo do Amazonas inaugurou, nesta segunda-feira (13), uma nova unidade do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Balbina, no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). A nova estrutura vai proporcionar mais agilidade no atendimento aos produtores familiares.


Localizada na Rua Uatumã, nº 10, na Vila de Balbina, a nova unidade do Idam permitirá um melhor atendimento aos produtores familiares da região, levando serviços como emissão de Cartão do Produtor Primário (CPP), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Cadastro Ambiental Rural (CAR).




Representando o governador Wilson Lima na solenidade de inauguração, o diretor-presidente do Idam, Tomás Sanches, destacou que o município de Presidente Figueiredo conta, agora, com duas unidades locais do órgão.


“O município de Presidente Figueiredo já conta com uma unidade local do Idam, na sede do município, porém o município de Presidente Figueiredo tem uma extensão territorial bem grande. E essa distância dificultava um pouco o serviço de assistência técnica, bem como o deslocamento do produtor até o Idam. E com essa unidade local, a gente vai poder ter mais agilidade, ter mais qualidade no atendimento e diminuir esse tempo de deslocamento”, explicou.


Com a nova unidade, os agricultores familiares terão também mais facilidade no acesso aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural.


“Isso foi uma das melhores coisas que já houve aqui. Há muitos anos que eu estou instalado nesta área, eu tenho uma fábrica de ração no ramal da Morena, no quilômetro 03, sou piscicultor, crio peixes, e isso vai ser uma grande vantagem para gente fomentar a piscicultura no nosso ramal”, destacou  o produtor de Presidente Figueiredo, Ronaldo Santana.


Na cerimônia, também foram entregues 30 kits da agricultura familiar, com sementes de milho, feijão e hortaliças, para produtores rurais da vila de Balbina.


*DAP* 

É o documento que identifica os Agricultores Familiares e/ ou suas formas associativas organizadas em pessoa jurídica (associações e cooperativas), aptos a realizarem operações de crédito rural ao amparo do PRONAF, e para acesso às políticas públicas federais, estaduais e municipais.


*Cartão do Produtor* 

O cartão é um documento que concede, entre outros benefícios, a isenção de ICMS na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos; desconto de energia elétrica junto a operadora, mediante o cadastro e a vistoria da empresa de energia elétrica; e também é indispensável no processo de aposentadoria.


*Cadastro Ambiental Rural*

É um registro eletrônico que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Através do CAR, o produtor é capaz de comprovar que sua propriedade se encontra em estado de regularidade ambiental.

 

Fotos: Mauro Neto

  

Nenhum comentário