Governo do Estado entrega novos leitos pediátricos na ala semi-intensiva do Hospital Francisca Mendes - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Governo do Estado entrega novos leitos pediátricos na ala semi-intensiva do Hospital Francisca Mendes

Medida amplia capacidade de assistência do hospital que completa 23 anos de atividades




No aniversário de 23 anos da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou a entrega de cinco novos leitos de Unidade de Terapia Semi-Intensiva Neopediátrica. A medida atenderá o centro cirúrgico, ampliando a capacidade de assistência da unidade hospitalar.


Os cinco novos leitos são voltados para crianças e adolescentes com algum tipo de cardiopatia. Com a inauguração, a fundação, que é referência em cardiologia no Amazonas, sairá de cinco leitos de unidade de terapia semi-intensiva para dez leitos, dobrando a capacidade de atendimento para pessoas de 0 a 14 anos.


O secretário de Saúde do Estado, Anoar Samad, destaca que a ampliação é uma determinação do governador Wilson Lima dentro dos investimentos na rede de assistência. No Hospital Francisca Mendes, ele afirma que os leitos receberão pacientes de forma imediata.  




“Nós temos crianças internadas em unidades da rede, temos crianças em prontos-socorros, em maternidades, esperando leitos aqui no Francisca Mendes, principalmente leitos semi-intensivos ou intensivos. Claro que qualquer ampliação faz uma diferença imensa dentro da rede e para a saúde dessas crianças", disse o secretário Anoar Samad.


Ampliação


Para possibilitar a abertura, foi realizada a reforma e ampliação na clínica pediátrica, com rede de gases e manutenção estrutural dos espaços, além da reorganização de profissionais da rede de saúde e melhor dimensionamento de profissionais na unidade. A FHCFM garantiu, ainda, a reorganização e recuperação de equipamentos e acessórios pediátricos da rede.


“Nós conseguimos dobrar o número de leitos semi-intensivos neopediátricos para que possamos ampliar o número de cirurgias cardíacas e, inclusive, dar uma melhor qualidade na assistência às crianças, que são identificadas e diagnosticadas com qualquer tipo de cardiopatia. Isso é um avanço do Governo do Estado, da Secretaria de Saúde, que hoje tem o Francisca Mendes como uma das unidades prioritárias”, afirmou a diretora-presidente da FHCFM, Nayara Maksoud.


Simpósio


Nesta quarta-feira (22/06), a FHCFM realiza o simpósio que vai celebrar os 23 anos da unidade. Com a temática ‘Integrando saberes na construção do conhecimento’, o evento destaca a atuação de profissionais e pesquisadores da unidade, que é centro de referência em cardiologia e suas subespecialidades.


A diretora-presidente da FHCFM, Nayara Maksoud, destacou que tanto a entrega dos leitos como o simpósio são importantes para dar mais visibilidade à unidade como um hospital de ensino e pesquisa, que vai além da prestação da assistência de alta complexidade.


“A Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes é um hospital de assistência, ensino e pesquisa, então nós temos hoje aqui como missão, além de prestar uma assistência de qualidade, é também garantir que novos profissionais sejam formados no estado e que assim a gente possa prover melhor saúde. Ampliar esses leitos para nós hoje mostra que estamos avançando na assistência de cardiopediatria”. 




FOTOS: Lucas Silva/SECOM

Nenhum comentário