Motoristas do Amazonas podem receber a nova CNH pelos Correios - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Motoristas do Amazonas podem receber a nova CNH pelos Correios

O Detran-AM lançou o novo modelo de CNH. Os motoristas que já possuem o atual modelo de CNH não precisam realizar a troca de forma imediata.





O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) lançou, nessa terça-feira (31), o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No Estado, os motoristas têm a opção de entrega pelos Correios.


Os condutores que já possuem o atual modelo de CNH não precisam realizar a troca de forma imediata.


De acordo com o Detran-AM, a nova cédula da CNH entrar em vigor nesta quarta-feira (1º). O documento tem mudanças no design e inclusão de novas informações, entre elas o veículo permitido para o condutor, nome social do motorista e nomes dos pais afetivos.

A introdução dos nomes ocorrerá após a mudança do Registro Geral (RG) do condutor.


O diretor-presidente do órgão, Amurinê Tomaz, explicou que a mudança do documento segue resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no dia 13 de dezembro de 2021, a ser aplicada em todo o Brasil.


"Os departamentos estaduais de todo o Brasil, por serem órgãos executivos, precisam executar aquilo que a lei determina. Em Brasília entenderam que o nome social e dos pais afetivos é importante constar no documento na CNH, tendo em vista que a CNH é um documento de identidade aceito em todo o país", destacou o dirigente.


Quem precisa emitir


Para os habilitados que já possuem a atual CNH, a mudança não será obrigatória.

A troca será feita quando o usuário fizer a renovação, inclusão de nova categoria, ou solicitar a 2ª via do documento após 1º de junho.


Entrega pelos Correios


Amurinê anunciou uma nova modalidade de entrega da CNH pelos Correios para todo o Amazonas, o CNH em Casa.


Os condutores que desejarem poderão solicitar receber o documento pagando uma taxa fixa de R$ 27,37 no ato da solicitação da renovação.


"Isso dará mais conforto para a população e para aquelas pessoas que não têm tempo de se deslocar até os postos, recebendo a sua CNH em casa", disse o diretor-presidente.


Atualmente, o documento oficial de habilitação já é entregue em cinco locais diferentes da capital: na sede do Detran-AM e nos Postos de Atendimento Descentralizado (PAD) dos shoppings Via Norte, Cidade Leste, Parque 10 Mall e Ponta Negra.

Nenhum comentário