Confirmado primeiro caso de ‘varíola dos macacos’ no Amazonas - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Confirmado primeiro caso de ‘varíola dos macacos’ no Amazonas

O paciente estava em Portugal e procurou atendimento no serviço de saúde em Manaus. Segundo a SES, entre os sintomas ele apresenta erupção cutânea sugestivas de monkeypox



O primeiro caso de varíola dos macacos no Amazonas foi confirmado, nesta quarta-feira (27), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES). O paciente é um homem, com idade entre 20 e 30 anos, que mora em Manaus e esteve em Portugal.


A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) recebeu a notificação de caso suspeito no dia 21 de julho.


Conforme a SES, no dia 7 de julho, o paciente apresentou sintomas como febre, aumento dos linfonodos do pescoço, dor de cabeça, sensação de fraqueza e falta de energia, dor muscular e, posteriormente, erupção cutânea sugestivas de monkeypox.


O paciente estava em Portugal e procurou atendimento no serviço de saúde local, recebendo medicação de acordo com as queixas.


Ainda conforme a SES, por não ter apresentado melhora, o homem, ao chegar a Manaus, compareceu à Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde, após avaliação de equipe médica, foi notificado como suspeita de monkeypox.


A amostra do paciente foi submetida a exames realizados pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), que recebeu o material encaminhado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).


Por protocolo nacional, uma segunda amostra foi encaminhada ao Lacen da Fundação Ezequiel Dias (Lacen/Funed), em Minas Gerais, e a FVS-RCP aguarda resultado do exame desta segunda amostra.


Isolamento


O paciente está estável, se recuperando em domicílio e em isolamento. A investigação domiciliar acerca do caso segue, pelo CIEVS Manaus, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.

Nenhum comentário