Lêda Maia é selecionada como líder do Vamos Juntas 2022 - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Lêda Maia é selecionada como líder do Vamos Juntas 2022

A pré-candidata Lêda será líder do Vamos Juntas, instituto que luta pela igualdade de gênero na política.

MANAUS, AM – A pré-candidata a deputada federal Lêda Maia (UB), representará o Amazonas como líder do Instituto Vamos Juntas 2022.

Após um mês em etapa de seleção, entre avaliação curricular e entrevista, a amazonense que busca uma cadeira na Câmara Federal conseguiu ocupar a vaga representando o estado do Amazonas e, principalmente, a causa da Pessoa com Deficiência (PcD).

“Agora, faço parte de uma rede nacional e suprapartidária por mais mulheres na política e pela igualdade de gênero”, enfatizou Lêda.


Vamos juntas


O Instituto Vamos Juntas foi idealizado em 2019 e visa incentivar mulheres que já ocupam posições de lideranças em suas comunidades e atividades a se candidatarem a um cargo eletivo.

O Vamos Juntas tem como principal objetivo lutar pela igualdade de gênero e por mais mulheres na política, pois apesar de serem 52% da população brasileira, mulheres ocupam apenas 15% dos cargos no Congresso Nacional, deixando o país na posição 142º do ranking mundial de participação feminina nos parlamentos (IPU, 2021).

Com voluntários e profissionais multidisciplinares o Instituto oferece suportes técnico e socioemocional por meio de ações focadas em trilhas de aprendizagem, mentorias políticas individuais, atendimentos psicológicos, consultorias jurídicas, bem como apoio na comunicação estratégica e de marketing, captação de recursos e conexões políticas além de terem eleito onze mulheres nas eleições municipais em 2020.


Seleção 2022


Com mais de 300 inscrições de mulheres em 26 estados diferentes, foram mais de 50 bancas avaliadoras para eleger novas integrantes ao grupo.

Entre elas a contemplada a líder norte, a pré-candidata Lêda Maia, que teve sua confirmação no domingo (24). 


Quem é Lêda Maia


Lêda Maia possui graduação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade do Norte (UniNorte) e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), de São Paulo. 

É desde 2010 ativistas da causa animal e do empoderamento feminino. Em 2019 foi chefe de comunicação do atual prefeito de Mogi das Cruzes (SP) e, também aluna do RENOVA-BR, uma escola de formação política mantida por cidadãos comuns que acreditam em uma democracia mais saudável, representativa e participativa.

Em 2020 recebeu a medalha de mais alto grau da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, a ordem do mérito legislativo da ALEAM. 

Esteve entre (2020-2022) como secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado, Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e foi a mais nova mulher eleita Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Amazonas (Conede).

Hoje, concorre como pré-candidata a deputada federal pelo União Brasil.

Nenhum comentário