Primeiro caso da varíola dos macacos é confirmado em Manaus. Saiba como se prevenir - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Primeiro caso da varíola dos macacos é confirmado em Manaus. Saiba como se prevenir

 


Infectologista alerta sobre a importância de medidas preventivas


Com a confirmação do primeiro caso da varíola dos macacos no Amazonas na última quarta-feira, 27/07, cresce o alerta para os cuidados preventivos de saúde da população no estado. A doença já está presente em 75 países e segue se espalhando nos estados brasileiros.
A doença é transmitida através de contatos próximo a lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama, é o que informa a médica infectologista do Sistema Hapvida, Dra. Silvia Fonseca.

“Febre, dor no corpo, aparecimento de gânglios na pele que se assemelha a bexiguinhas são alguns dos sintomas que a doença apresenta. Aparecendo no rosto, nas palmas das mãos, nos pés e nas genitálias”, explicou Dra. Silvia.

Com duração de uma a duas semanas, as erupções na pele costumam sarar sem deixar nenhuma sequela mais grave.  As crianças estão em maior risco, e a varíola durante a gravidez pode levar a complicações, varíola congênita ou morte do bebê, aponta a OMS.

Recomendações de saúde
Com a erradicação da varíola dos macacos, no Brasil a imunização de rotina para a doença cessou em 1973, segundo informações do Ministério da Saúde. Com isso, deve-se continuar as mesmas medidas preventivas da covid-19.

O uso da máscara, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, são importantes para evitar a exposição ao vírus, evitar o contato com animais doentes que possam abrigar o vírus da varíola dos macacos como é o caso dos roedores.

Sobre o Sistema Hapvida
O Sistema Hapvida é a maior rede de saúde integrada do país em número de beneficiários, nos segmentos de saúde e odontologia. Em 2022, a combinação de negócios do Hapvida com a NotreDame Intermédica (NDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Tanto o Hapvida quanto a NDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 68 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 28 mil dentistas. Com o objetivo de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br.

Nenhum comentário