Primeiro debate ao governo do estado do Amazonas reúne seis candidatos
Candidatos responderam a perguntas feitas por adversários e jornalistas da Band Amazonas.
Seis candidatos ao governo do estado do Amazonas participaram na noite deste domingo (7) do primeiro debate da disputa estadual realizado pela TV Bandeirantes. Estiveram presentes nos estúdios da emissora: Amazonino Mendes (Cidadania), Carol Braz (PDT), Eduardo Braga (MDB), Henrique Oliveira (Podemos), Israel Tuyuka (PSOL), Ricardo Nicolau (Solidariedade).
Candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil) também foi convidado, mas não compareceu.
“Em nota, o candidato do União Brasil, Wilson Lima afirmou não pôde comparecer devido à compromissos em Tabatinga. No entanto, no futuro, irá apresentar os seus novos projetos para uma nova gestão à frente do Governo do Amazonas”, disse o mediador do debate, Neto Cavalcante.
No primeiro bloco, os candidatos responderam a perguntas sobre temas como segurança, saúde, indígenas e direito das mulheres. No segundo, no terceiro e quarto bloco trataram de assuntos como educação, economia, concursos público e habitação.
Considerações finais
Amazonino Mendes aproveitou as considerações para elogiar o oponente Israel Tuyuka e a sua defesa a luta dos povos indígenas. Além disso, ainda destacou que o candidato do PSOL fez parte da Universidade do Amazonas (UEA), criada em um dos seus governos.
Já Eduardo Braga destacou a instalação do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), programa de construção de casas populares, durante a sua gestão como governador e apontou que o crescimento do Amazonas só acontecerá se houver mudança.
Ricardo Nicolau foi o terceiro a falar e criticou os últimos governos que, de acordo com ele, não apresentaram bons resultados. O candidato finalizou citando falta de oportunidades de emprego para a população.
Henrique Oliveira apontou em seu discurso que ajudou o candidato Amazonino Mendes e Eduardo Braga a se tornarem prefeito de Manaus e governado do Amazonas, respectivamente, e agora, busca pela sua chance de se eleger.
A quinta candidata fazer as considerações foi Carol Braz. Ele começou o discurso afirmando estar indignada com a política e que a solução não é a eleição de antigos políticos.
Israel Tuyuka finalizou o debate, destacando as suas origens indígenas e a importância dos estudos. Ao fim das considerações, ele apontou que irá no caminho da conversa e da escuta entre as classes.
Nenhum comentário