Xiaomi apresenta CyberOne, robô humanoide capaz de reconhecer emoções
A fabricante chinesa de smartphones Xiaomi, empresa situada em Pequim, anunciou na quinta-feira (11), durante uma conferência, o desenvolvimento do robô humanoide CyberOne, o primeiro do tipo criado por ela. Na ocasião, também foi apresentado o novo smartphone dobrável da marca, o Mix Fold 2, dentre outras novidades. O CyberOne, que catalizou toda a atenção, mede 1,77 m de altura, pesa 52 kg e se move a uma velocidade média de 3,6 km/h. Ao mesmo tempo, pode coordenar os movimentos de 21 articulações. Em vez de um rosto, o robô tem um painel OLED curvo e usa dois microfones para ouvir. Ele tem em seu "cérebro" uma inteligência artificial que o permite identificar até 85 tipos de sons ambiente e nada menoso que 45 tipos de emoções humanas.
O CyberOne, segundo a Xiaomi, combina mecatrônica sofisticada e inteligência artificial, criada pelos laboratórios especializados da Robot Labs. O chefe da empresa diz que recursos e mão de obra significativos foram usados para concretizar o invento. Ainda de acordo com a empresa, a ideia é que a invenção possa atuar como uma espécie de assistente doméstico, por ser apta a executar uma série de tarefas.
Mas que ninguém fique muito entusiasmado já de pronto. Por se tratar de um produto de primeira geração e a maioria de seus aspectos ainda estar em desenvolvimento, o feito ainda guarda certa distância dos robôs da Boston Dynamics. Em tempo: oO Xiaomi CyberOne custa de US$ 89.100 a US$ 104.000, mas, vale frisar, ainda não há previsão de o mesmo aterrissar no mercado comercial e de vendas.
Fonte: O Nordeste
Nenhum comentário