Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realiza diplomação dos candidatos eleitos no pleito 2022 - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realiza diplomação dos candidatos eleitos no pleito 2022

Solenidade marca o término do processo eleitoral de 2022, indicado que os eleitos estão aptos a tomar posse em seus cargos 


O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou, nesta segunda-feira, 12, a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos em outubro deste ano. A cerimônia aconteceu no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, no prédio anexo ao Tribunal de Justiça do Amazonas, no Aleixo, na Zona Centro-Sul. Autoridades e familiares dos eleitos participaram do evento.  


De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Neste caso foram diplomados o governador reeleito, Wilson Lima, e o vice-governador Tadeu de Souza; o senador reeleito, Omar Aziz, além de oito deputados federais e 24 deputados estaduais.  


A solenidade foi conduzida pelo presidente do TRE-AM, desembargador Jorge Lins e contou com a presença dos membros da Corte Eleitoral, representantes do Tribunal de Justiça do Estado (TJAM), do Ministério Público (MPAM), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), do governador Wilson Lima, do prefeito de Manaus, David Almeida, e dos familiares dos eleitos.  


Em seu discurso, Jorge Lins destacou a lisura do processo eleitoral deste ano, lembrando que o pleito ocorreu de forma segura e transparente, e que os eleitores amazonenses compareceram às urnas para exercerem sua cidadania. Ele também agradeceu a todos os servidores e colaboradores que não mediram esforços para garantir o pleno andamento do processo eleitoral no estado.  



Todos os envolvidos, servidores, colaboradores devem se orgulhar do trabalho realizado, pois ele foi fundamental para a concretização da democracia brasileira, em especial no Amazonas, onde as distancias são desafiadoras e mesmo assim, mais de 2 milhões de eleitores compareceram às urnas e exerceram seu direito ao voto de forma pacífica e ordeira”, disse Lins.  


Mais que uma formalidade prevista em lei, a diplomação dos eleitos reflete o término do processo de escolha democrática dos candidatos, por parte de nossa população. Dos mais de 600 candidatos aptos, chegamos aos nomes dos diplomados e diplomadas aqui presentes e a estes faço votos de que tenham sabedoria para enfrentar as dificuldades que enfrentarão no exercício de seus cargos”, complementou.  



O governador Wilson Lima falou em nome dos eleitos. Emocionado, ele renovou o seu compromisso com a população e agradeceu pela recondução ao cargo. “É com uma enorme alegria e satisfação que estou aqui hoje, revivendo o momento que vivi há quatro, e embora o momento seja parecido, hoje eu sou um homem diferente. Agradeço ao povo amazonense pela confiança e parabenizo a Justiça Eleitoral pelo trabalho realizado até aqui”, comentou.  


Segundo o TRE-AM, os candidatos que ficaram como suplentes vão receber os seus certificados após o recesso forense.  


Veja a lista dos candidatos diplomados:


Wilson Miranda Lima, reeleito para  governador do Amazonas 


Tadeu de Souza, eleito para vice–governador 


Omar José Abdel Aziz, reeleito para senador  


Deputados Federais


Amom Mandel Lins Filho 


Alberto Barros Cavalcante Neto 


Saulo Velame Vianna 


Silas Câmara 


Átila Sidney Lins de Albuquerque 


Sidney Ricardo de Oliveira Leite 


Adail José Figueiredo Pinheiro 


Fausto Vieira dos Santos Júnior 


Deputados Estaduais


Roberto Maia Cidade Filho 


Joana Darc Cordeiro de Lima 


Luís Felipe Silva de Souza 


Alessandra Campelo da Silva  


Abdala Habib Fraxe Júnior  


João Luiz Almeida da Silva 


George Augusto Monteiros Lins de Albuquerque  


Sinésio da Silva Campos 


Carlos Eduardo Bessa de Sá 


Cristiano da Silva Dangelo  


Alcimar Maciel Pereira  


Daniel Djudá Pereira de Almeida  


Mayara Benita Alves Dias 


Débora Salgueiro de Menezes 


Jorge Thiago Carvalho Abrahim  


Mayara Monique Figueiredo Pinheiro Reis 


Francisco do Nascimento Gomes 


Adjuto Rodrigues Afonso  


Péricles Rodrigues do Nascimento 


Maurício Wilker de Azevedo Barreto 


Mário César Rodrigues Balduíno  


Dan Câmara  


Ednailson Leite Rozenha  


Wanderley Caldeira Monteiro

Nenhum comentário