Ameaças às escolas: operação apreende 49 adolescentes no AM
Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar segue apurando ameaças às escolas do estado
Manaus – O Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar e o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise) apresentará, nesta quinta-feira (13), o balanço da Operação Digital Vigilance, que resultou até o momento na apreensão de 47 crianças e adolescentes envolvidos na propagação de ameaças de ataques a escolas de Manaus, por meio de perfis de terrorismo na internet.
As ações foram coordenadas pela Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), em conjunto com a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), e com apoio do Departamento de Inteligência e Polícia Judiciária (DIPJ/PC-AM), e do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), implantado pelo Governo do Amazonas na Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
As ações foram coordenadas pela Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), em conjunto com a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), e com apoio do Departamento de Inteligência e Polícia Judiciária (DIPJ/PC-AM), e do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), implantado pelo Governo do Amazonas na Secretaria de Estado de Educação e Desport
De acordo com o coordenador do Nise, delegado Denis Pinho, até esta quinta-feira (13), o trabalho do núcleo resultou na apreensão de 47 crianças e adolescentes. Sendo que dois adolescentes estão sendo conduzidos para a Deai e outro os policias estão em diligências. Através do Nise as equipes também estão combatendo as fake news e ameaças que vem sendo propagadas em redes sociais.
Os alunos apreendidos, todos menores, são autores das ameaças propagadas na internet, tendo como possíveis alvos escolas localizadas nas zonas norte, leste, centro-sul, oeste e centro-oeste de Manaus.
Nenhum comentário