Novo Airão, o Paraíso Ecológico se prepara para receber Grupo da Terceira Idade - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Novo Airão, o Paraíso Ecológico se prepara para receber Grupo da Terceira Idade

O grupo desenvolverá seus encontros no antigo Galiosa's Bar (próximo Praça do Bacabal) e oferecerá atividades e espaço de convivência para os idosos




Em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SEJUSC, por meio da Secretaria Executiva Adjunto de Direitos Humanos – SEADPI, acontece na próxima terça-feira (23/05), lançamento do Grupo de Idosos “Casa da Melhor Idade Renascer – CMR”, em Novo Airão (município da Região Metropolitana, distante 115 Km de Manaus).


Para Daniel Silva, estudante de serviço social e coordenador do grupo, a ideia partiu da necessidade de uma política de atenção aos idosos.


“A ideia nasceu quando eu iniciei o meu curso de serviço social, decidindo dar uma atenção específica a esse público e logo em seguida duas idosas me procuraram pra expressar os seus descontentamentos e aí eu coloquei a ideia pra elas de se criar um outro grupo, uma vez que o antigo havia sido extinto, e aí elas ficaram muito animadas e a partir daí iniciamos o amadurecimento dessa ideia”, disse.





Segundo Silva¸ no primeiro momento o grupo deve se reunir três vezes por semana, nas terças, quintas e sábado, no antigo Galiosa's Bar (próximo Praça do Bacabal), com programações de palestras, atividade física, nós horários das 6h às 7h, com atendimentos de fisioterapeutas, aulas de zumba e acompanhamento com técnico de enfermagem.


Para ele, o projeto pretende contribuir para o incentivo com os cuidados com os idosos de Novo Airão. “É importante pensar em ações que visem a satisfação desse público, nos aspectos sociais, físicos e psicológicos, principalmente porque, com o aumento da expectativa de vida, é cada vez maior o número de idosos entre os membros do Renascer”, completou o coordenador do projeto.


Geraldina Amorim Cardoso, 72 anos, integrante do grupo desde a sua criação, explica que as pessoas de sua idade ficam mais sensíveis, carentes de afeto, de atenção. 


“Geralmente, nos lares, as pessoas idosas ficam mais sozinhas, porque as pessoas de menos idade ativa estão nas ruas, estudando, trabalhando ou fazendo alguma coisa por aí, como acontece lá em casa. Então, quando tem reunião do Grupo Renascer, é um momento muito alegre para mim, momento de ver meus amigos, colocar a conversa em dia e ainda fazer atividade física”, relata Geraldina.


Durante o lançamento do grupo a Sejusc por meio da Seadpi, estará disponibilizando os serviços de atendimento psicossocial, jurídico, cadastro e orientação do Projeto “Vida e Saúde do Idoso Ativo” e Idoso Empreendedor.  


SERVIÇO

O que: Lançamento do Grupo de idosos “Casa da Melhor Idade Renascer – CMIR”.    

Quando: dia 23/05/2023 a partir das 9h.

Onde: Espaço Festas, Rua Puduari, 84 – Murici (próximo a Padaria Brotinho de Ouro).

Nenhum comentário