Governo anuncia 2.480 novas vagas em concursos públicos até o final do ano; veja lista
Ao todo, 22 órgãos foram autorizados a realizar concursos públicos neste ano, entre eles Banco Central, IBGE e ministérios
A ministra da Gestão, Esther Dweck, informou nesta terça-feira (18) que o governo federal vai abrir mais 2.480 vagas em concursos públicos neste ano. Com isso, o governo chega a 8.360 vagas abertas só em 2023.
O impacto anual aos cofres públicos deve ser de R$ 546 milhões. Segundo a ministra, existe um déficit de servidores, principalmente na área de analistas em infraestrutura e em tecnologia da informação, carreiras que são transversais e atendem diversos órgãos federais.
Além dos serviços digitais, a ministra afirmou que a área da cultura também está defasada. Por isso, deve contar com o reforço dos novos profissionais efetivos. As agências reguladoras também terão concursos. "É o maior anúncio dos últimos anos, mas também por ser fruto de um represamento de vagas", afirmou a ministra.
Veja órgãos contemplados
Os órgãos devem lançar os editais para a realização das provas até dois meses após a autorização dos concursos. O novo pacote de autorizações contempla
Além disso, a ministra também anunciou a nomeação de aprovados em quatro órgãos: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Agência Nacional de Mineração (ANM).
R7
Nenhum comentário