No Dia D da Operação Virtude, ação integrada é realizada para apurar denúncias de violência contra idosos em Manaus - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

No Dia D da Operação Virtude, ação integrada é realizada para apurar denúncias de violência contra idosos em Manaus

Na ocasião também foram cumpridos mandados de prisão

Nesta quinta-feira (26/10), Dia D da Operação Virtude, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), realizou a apuração de denúncias contra pessoas idosas em Manaus, por meio de visitas domiciliares. Na ocasião foram cumpridos mandados de prisão.


A operação contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).


Conforme a delegada Andrea Nascimento, titular da DECCI, a operação envolveu todos os órgãos da rede de proteção ao idoso. Nesta quinta, as equipes estiveram nas ruas de Manaus realizando diligências domiciliares a fim de apurar denúncias anônimas feitas pelos Disque 100, dos Direitos Humanos, bem como pelo 181, disque-denúncia da SSP-AM.


Durante a ação também tivemos o acompanhamento de profissionais do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), por meio de assistentes sociais e psicólogos que encaminharam as vítimas para outros órgãos da rede de proteção. Também estiveram com a gente profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)”, disse a delegada.


Ainda de acordo com a autoridade policial, na ocasião três mandados de prisão pelos crimes de latrocínio e roubo foram cumpridos.


O ouvidor-geral da SSP-AM, Sérgio Augusto, pontuou que o trabalho de prevenção ao combate aos crimes contra os idosos é de suma importância, alertando à população que todos podem fazer sua parte e denunciar caso saibam de qualquer tipo de violência voltada a esse público.


A ouvidoria vem trazendo nessas demandas os canais de denúncias, bem como levando as equipes do serviço social para auxiliar os policiais da DECCI nas ações”, enfatizou Sérgio Augusto.



Segundo a secretária executiva da Pessoa Idosa da Sejusc, Anne Alves, a operação vem sendo realizada desde o dia 1° primeiro deste mês, com o objetivo de combater a violência contra a pessoa idosa, e com equipes de diversos órgãos atuantes nas ações.


Produzimos um relatório que é direcionado para o órgão competente quando identificado sintomas de maus-tratos. A Sejusc atua com mediações de conflitos, atendimentos psicossocial e também em parceria com a Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT)”, informou Anne Alves.


Conforme o 2° sargento da PMAM, Edmilson Pimentel, salientou que a Virtude teve um resultado positivo em relação aos mandados de prisão cumpridos, além das equipes levarem orientações a todas as pessoas atendidas.

Operação

A Operação Virtude é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e ocorreu ao longo do mês de outubro.

As denúncias de crimes contra a pessoa idosa podem ser realizadas anonimamente pelo Disque 100, dos Direitos Humanos, ou pelo 181, da SSP-AM.


FOTOS: Lincoln Ferreira/Sejusc.

Nenhum comentário