Provão eletrônico da Secretaria de Educação certificou mais de 31 mil pessoas em 2023 - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Provão eletrônico da Secretaria de Educação certificou mais de 31 mil pessoas em 2023

 As avaliações foram realizadas entre os meses de janeiro e dezembro deste ano


Em 2023, pelo menos 31 mil jovens e adultos que não tinham concluído os estudos no período regular, inscritos no Exame Supletivo disponibilizado gratuitamente pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, obtiveram a certificação dos ensinos  Fundamental e Médio, entre os meses de janeiro e dezembro deste ano.


De acordo com o levantamento divulgado pela Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), do total de inscrições, 11,2 mil provas foram realizadas envolvendo os candidatos que pretendiam concluir o Ensino Fundamental e 19,8 mil interessados em receber a certificação do Ensino Médio. 


A Secretaria de Educação também aplicou provas escritas nas Unidades Prisionais (UP’s) da capital: Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM I), CDPM II, Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj-RF), Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), Instituto Prisional Antônio Teixeira (Ipat), Centro de Detenção Feminino (CDF) (fechado – aberto), e para mulheres sob medida protetiva de violência doméstica.  



Há aproximadamente 47 anos sem estudar, Raimunda Silva de Souza, de 61 anos, recebeu por meio do provão eletrônico, a certificação dos ensinos Fundamental e Médio. A dona de casa contou que parou de estudar no 5°ano do nível Fundamental. 


Eu parei de estudar quando tinha aproximadamente 14 anos e cedo passei a cuidar de filhos e família. Até que meu irmão me incentivou, me inscreveu na prova e, mesmo sem expectativa,  consegui realizar as provas dos dois segmentos e fui aprovada, uma felicidade enorme pra mim”, contou Raimunda Souza. 


A professora Rosely Araújo é uma das aplicadoras do provão eletrônico e atua no polo que funciona na Escola Estadual Luiz Padre Ruas, no bairro Zumbi dos Palmares, zona leste de Manaus. Segundo ela, na atividade presenciou inúmeras cenas gratificantes. 



É uma felicidade enorme, pois algumas pessoas mais idosas têm até mesmo medo de mexer no computador, e nós estamos aqui para a orientar esses candidatos que se dedicam a dar um passo enorme para obter conhecimento, mesmo depois de tantos anos”, finalizou Rosely Moraes. 


Sobre a prova


Com quantidades distintas de disciplinas, as provas do Ensino Fundamental e Médio contam com oito e 12 componentes curriculares, respectivamente. Cada componente tem 20 questões, e o aluno, no processo de agendamento, pode solicitar a realização de até quatro disciplinas por turno.


As disciplinas que constam no edital do Provão do Ensino Fundamental são Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Educação Física, Inglês e Arte. E, nas provas do Ensino Médio, a grade permanece, porém, com a exclusão de Ciências, e a inclusão de Química, Física, Biologia, Sociologia e Filosofia.


Para ser aprovado, é necessário acertar o mínimo de 60% das questões, ou seja, ter uma nota igual ou superior a 6,0.  Todo o conteúdo programático está disponível no mesmo site da inscrição, examesupletivo.seduc.am.gov.br


Em caso de aprovação em todos os componentes curriculares, o candidato deve solicitar o certificado de conclusão por meio do e-mail gaeed@seduc.net, ou na coordenadoria regional de educação do seu município.



FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar





Nenhum comentário