Chuvas aumentam, ponte cede e população sente tremor de terra no Rio Grande do Sul - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Chuvas aumentam, ponte cede e população sente tremor de terra no Rio Grande do Sul

A chuva deu uma trégua nesta segunda (13) no RS.



Com as chuvas intensas que voltaram a cair em diversos municípios do Rio Grande do Sul na noite de sábado (11), inclusive na capital, Porto Alegre, a Defesa Civil gaúcha emite novos alertas para que a população busque por áreas seguras.


Entre as regiões com “risco de inundação severa” estão os vales do Taquari e do Caí, de acordo com os alertas mais recentes da Defesa Civil. “Quem mora em regiões próximas, ou em áreas com histórico de alagamentos ou inundações deve sair com antecedência, de forma ordenada, buscando um local seguro para permanecer”, orienta o órgão.


Na noite de sábado, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, alertou que os rios Taquari, Jacuí, dos Sinos e Caí devem voltar a ter elevação de nível, após leve recuo nos últimos dias. “Espalhem essa informação”, pediu Eduardo Leite em vídeo publicado nas contas oficiais do governo nas redes sociais.


A chuva deu uma trégua nesta segunda (13) no RS. No entanto, por causa dos temporais do fim de semana, os rios continuam subindo rápido e colocam o estado em alerta máximo para novas inundações.


Rio Guaíba


O nível do Guaíba subiu 23 cm desde sábado e tem previsão de ultrapassar recorde. A cota do rio Guaíba às 8h15 desta segunda-feira era de 4,8 metros, nível 23 centímetros a mais do que o do sábado, quando a água atingiu a menor altura desde o início das enchentes que deixaram mais de 140 mortos no estado.


Água sobe rapidamente e nível aumentou sete centímetros somente na manhã desta segunda-feira (13). Os dados são da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e da Agência Nacional de Águas (ANA), que apontava 4,70 metros às 5h de hoje.


Queda de ponte


Uma ponte sobre o rio Caí cedeu parcialmente no domingo (12) após fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A ponte liga Nova Petrópolis e Caxias do Sul.

Há risco de desabamento. A ponte foi interditada porque uma das pilastras está cedendo e há fissuras na pista, informaram as autoridades.


O tráfego foi interrompido no km 174 da BR-116, segundo o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

No fim de semana, o nível do Caí subiu mais de quatro metros. A altura da água está em 14,37 metros, segundo dados do SGB. A cota de inundação do rio é de 10,5 metros.


Tremor de terra em Caxias do Sul


Moradores de pelo menos quatro bairros em Caxias do Sul relataram tremores de terra e estrondos durante a madrugada. Um vídeo mostra moradores do lado de fora de suas casas por volta das 3h da manhã.


Não há relatos de danos causados pelos tremores. A orientação da Defesa Civil é que moradores fiquem em casa a não ser que identifiquem danos estruturais, como rachaduras.


Tremor foi uma acomodação do solo pelo excesso de chuva, explicou o MetSul. “Quando chove demais, tais abalos de baixa magnitude ocorrem na Serra”.

Nenhum comentário