Dia Mundial do Meio Ambiente tem programação especial na Tumpex - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Dia Mundial do Meio Ambiente tem programação especial na Tumpex

Hoje, empresa não deixará a data passar em branco. Equipes do setor ambiental sairão a campo, orientando moradores de Manaus sobre o descarte correto do lixo, coleta seletiva e preservação ambiental


O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, dia 5 de junho, é uma data importante, que sempre teve destaque na Tumpex, empresa amazonense responsável pela coleta de lixo em parte de Manaus. Enquanto o mundo todo estiver engajado no esforço de proteger e restaurar o ecossistema da Terra, a Tumpex estará na luta para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.


Segundo Marcus Melo, gerente Administrativo da empresa, o Dia Mundial do Meio Ambiente reflete a grande preocupação que a Tumpex tem em torno do meio ambiente e dos impactos negativos que as ações do homem acarretam sobre ele. "A frequente destruição do nosso habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies. Conscientizando a população e, também, nossas equipes sobre a importância do descarte correto do lixo, estamos contribuindo para amenizar e resolver, futuramente, esse problema", ressalta Melo.


A Tumpex dispõe de um setor Ambiental, coordenado pela assistente social Priscila Pontes, cujo trabalho diário é voltado à orientação de moradores residentes nas áreas atendidas pela empresa. Diariamente, Priscila sai a campo com uma equipe composta por 12 educadores ambientais. A Tumpex dispõe de 36 profissionais habilitados, que se desdobram para atender diversos bairros da cidade.


Na última quarta-feira (29/05), um grupo de educadores foi a campo para atender um pedido de Antônio dos Anjos Peres, 51, presidente comunitário do conjunto Ajuricada, localizado na zona Centro-Oeste de Manaus. O local conta com, aproximadamente, 9.500 moradores, que estavam precisando de orientações diversas com relação à coleta e armazenamento de detritos. 


A equipe da Tumpex iniciou caminhada pelas ruas do conjunto e saiu batendo de porta em porta, passando dicas importantes. A recepção foi boa. "Os moradores nos atendem bem quando veem que estamos orientando quanto ao descarte correto de materiais", explicou a educadora ambiental Daiane dos Santos, 32.


Conforme ela, em cada abordagem é deixado um informativo com dicas e números de contatos importantes. "Explicamos o horário da coleta naquele local e em que momento devem colocar o lixo para fora de casa. Também falamos que materiais perfuro cortantes, como vidro e espetos de churrasco, devem ser acondicionados, de preferência, dentro de garrafas pet ou enrolados em jornal", orientou Daiane, reforçando que, no Ajuricaba, o carro coletor da Tumpex passa de segunda a sábado, a partir das 14h.


Coleta seletiva

Durante o trabalho de conscientização naquele conjunto, a coordenadora do setor Ambiental da Tumpex esteve presente e fez questão de tirar dúvidas variadas de residentes na área. Priscila Pontes conversou com o comerciante Idelmar da Gama, 69, que mora no local há 40 anos e é dono de um pequeno comércio. Ele estava preocupado, sem saber de que forma poderia descartar caixas contendo vasilhames vazios de cerveja. "Expliquei que temos supermercados preparados para receber esse material, visto trabalharem com coleta seletiva", disse Priscila, informando que o Nova Era, Assaí, DB e Carrefour dispõem desse serviço.


Quem também estava ansiosa pela chegada da equipe da Tumpex era a dona de casa Itaciara Lima, 50, moradora do conjunto há três anos, onde vive em companhia do marido, filha e de três netos. A queixa dela é uma lixeira viciada que vizinhos fazem questão de manter bem ao lado de sua casa. "Não esperam o carro da coleta passar. Preferem jogar colchões, móveis velhos, pneus e até animais mortos aqui próximo. Além do cheiro desagradável, o lixo atrai ratos que invadem a minha casa. Já conversei com quem faz isso, mas não adiantou. Muitas vezes eu pago pessoas para tirarem os detritos e para capinar essa área", queixou-se a moradora.


Descarte agendado

"Essa é uma árdua luta nossa: conscientizar os moradores de que não devem fazer isso", explicou Priscila, informando que a Tumpex dispõe de números que atendem a coleta de entulhos maiores como móveis e eletrodomésticos. É só ligar para o número 3228-7184 ou mandar msg para o whatsapp 98401-2542 e agendar o descarte da forma correta.

Nenhum comentário