Fantástico comete gafe ao confundir toada na reportagem sobre morte de Djidja Cardoso - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Fantástico comete gafe ao confundir toada na reportagem sobre morte de Djidja Cardoso

O programa exibiu a toada “Diva Rainha”, música que homenageia a Rainha do Folclore e não a Sinhazinha da Fazenda.




O programa Fantástico, da TV Globo, cometeu um deslize significativo neste domingo (02) ao confundir uma toada durante uma reportagem sobre a morte de Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Boi Garantido. O programa exibiu a toada “Diva Rainha”, composta por Alder Oliveira e Márcio Azevedo, que é dedicada à Rainha do Folclore do Boi Garantido. No entanto, Djidja Cardoso, que atuou como Sinhazinha da Fazenda (item 07), defendeu o item entre os anos de 2016 a 2020.


O equívoco não passou despercebido pelo público amazonense, especialmente porque a Globo recentemente adquiriu os direitos de transmissão do Festival de Parintins deste ano. A confusão entre os itens do Boi Garantido, uma das agremiações mais tradicionais do festival, causou desconforto e críticas entre os espectadores locais, que são profundamente ligados à cultura bovina e suas tradições.


Djidja Cardoso faleceu na terça-feira (28), em Manaus, aos 32 anos. As circunstâncias de sua morte ainda estão sob investigação, mas a principal suspeita é de que ela tenha sofrido uma overdose de ketamina, um medicamento veterinário que também é usado como droga recreativa.


A reportagem do Fantástico tinha como objetivo prestar uma homenagem à ex-sinhazinha, mas o erro acabou ofuscando a intenção. Djidja Cardoso foi uma figura querida e respeitada na cena cultural amazonense, tendo contribuído significativamente para o Boi Garantido durante seu tempo como Sinhazinha da Fazenda.


Se espera que, com a proximidade do Festival de Parintins, a emissora corrija o erro e ofereça uma cobertura que esteja à altura da rica e complexa cultura do boi-bumbá.

Nenhum comentário