Projeto expõe 'Maquetes Cenográficas - Microuniversos físicos e digitais' de Juca di Souza - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Projeto expõe 'Maquetes Cenográficas - Microuniversos físicos e digitais' de Juca di Souza



O universo da Construção de Maquetes Cenográficas dentro da linguagem da Arte Visual e das mais diversas ramificações que esta área tão ampla alcança será retratado através da Exposição 'Maquetes Cenográficas - Microuniversos físicos e digitais'. A exposição imersiva de 15 maquetes cenográficas, 10 maquetes físicas e 05 maquetes digitais, criadas e executadas pelo Cenógrafo Juca di Souza, entra em cartaz no Casarão das Ideias, na Sala da Residência de quarta a domingo das 15h às 21h, a partir do dia 5 de julho.


Di Souza possui uma trajetória de mais de 10 anos como profissional da Cenografia na cidade de Manaus. O artista em questão tem como forte assinatura a busca por criar espaços cênicos que envolvem e cativam o espectador, evidenciando através da materialidade e da espacialidade uma composição de elementos diversos e concretos, ferramentas essenciais na construção de maquetes cenográficas. 


De acordo com a atriz e idealizadora do projeto, Aline Cassiano, a proposta da exposição é valorizar a importância da construção de maquetes em projetos cenográficos pois são importantíssimas na visualização, comunicação e planejamento de espaços cênicos. Uma maquete é uma representação tridimensional em escala de um cenário, que permite aos profissionais de Direção de Arte, cenógrafos, diretores, produtores e toda a equipe de produção ter uma compreensão clara e tangível do ambiente que será criado.


As maquetes tornam as ideias subjetivas em algo concreto, proporcionando uma representação física do espaço cênico, permitindo que todos os envolvidos no projeto visualizem de forma precisa como o cenário será montado, facilitando a comunicação eficaz entre os membros da equipe, garantindo que todos compartilhem a mesma visão e compreensão do projeto cenográfico, evitando malentendidos e interpretações equivocadas.


Segundo Aline Cassiano, as exposições imersivas desempenham um papel fundamental na promoção da arte, da cultura, da educação e do entretenimento. "Elas oferecem uma oportunidade única para os visitantes mergulharem em mundos criativos e aprenderem de maneira envolvente e inovadora. Além disso, contribuem para a evolução da experiência museológica e da forma como interagimos com a cultura e a arte", explica.


Para estudantes e aspirantes a cenógrafos, a exposição de maquetes é uma oportunidade de aprendizado prático, pois permite que os futuros profissionais observem técnicas, materiais e processos, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades, além de proporcionar visibilidade aos ofícios técnicos dentro do campo da Cenografia, área pouco estruturada no que se refere à formação e qualificação de profissionais no estado do Amazonas. 


O Casarão de Ideias onde a exposição estará em cartaz está localizado na Rua Barroso, 279 - Centro de Manaus. Este projeto foi contemplado no edital de Fomento às Artes e Cultura, realizado com recursos do Governo Federal repassados por meio da Lei Paulo Gustavo, operacionalizado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A Prefeitura Municipal de Manaus também apoia este projeto.


FICHA TÉCNICA


“Exposição Maquetes Cenográficas Microuniversos físicos e digitais”


Produção Geral

 Aline Cassiano


Assistente de Produção

 Alex Costa


Curadoria

 Thiana Colares


Expografia

Juca di Souza

Designers de Exposição

Miqueias Barbosa

Rafael Albuquerque


Acervo e coleção

Juca di Souza


Execução de Maquetes

Juca di Souza

Jonathas Alves


Fotografia

Hamyle Nobre

Alexandre Marques


Captação/Edição de Vídeos

V. Marques Produtora


Identidade Visual

Hideko

Nenhum comentário