Renovado completamente, plenário Antônio Trindade é reinaugurado em solenidade emocionante, no MPAM
Após profunda reforma, plenário foi entregue durante solenidade em homenagem à procuradora de Justiça Rita Augusta de Vasconcellos Dias, que se aposentou este mês após 45 anos de serviços prestados ao MPAM
Presencialmente, um espaço confortável para todos os presentes e, remotamente, um cenário para transmissões em altíssima qualidade. É desta forma que o plenário Antônio Trindade do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) reabriu as portas no final da manhã desta sexta-feira (07/06), após 24 meses de uma árdua reforma.
“Temos um sistema de áudio e vídeo com uma qualidade acima de qualquer outro tribunal superior do país. Eu gostaria de parabenizar toda a equipe técnica que trabalhou neste projeto, bem como a SubAdm (Subprocuradoria-Geral para Assuntos Administrativos), por nos entregar uma estrutura de primeiro mundo”, elogiou o procurador-geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, cujo apoio foi imprescindível para as recentes inovações do parquet.
Em termos de vídeo, o plenário agora dispõe de cinco câmeras full-HD, com zoom óptico de 20 vezes e capacidade de programação que memoriza o melhor posicionamento de cada procurador de Justiça presente nas sessões, de forma automatizada. Também foi adquirido um sistema de processamento de imagens e edição que garante maior fluidez à transmissão, além de possibilitar boa integração com a plataforma utilizada para videoconferências e viabilizar a realização de reuniões híbridas (com participantes presenciais e on-line).
O plenário também passa a contar com cinco televisores — dois em cada lateral e um central, destinado ao PGJ.
Qualidade sonora gigante
Em relação à estrutura de áudio, foram instaladas 20 caixas de som. A cabine de controle, situada próxima à entrada, é equipada com uma mesa de som com 64 canais, isto é, capacidade para 64 microfones.
Ainda sobre microfones, há quatro sem fio destinados à participação da plateia, em caso de perguntas, enquanto o volante contará com um ponto eletrônico para contato direto com o time técnico. Nas mesas, os procuradores terão 32 microfones de última geração à disposição.
Instalações renovadas
Para os procuradores, o novo plenário tem 26 assentos laterais (13 de cada lado) e uma mesa central com cinco lugares. Eles também poderão usufruir da “sala das becas”, cômodo reservado, com banheiros privativos masculino e feminino, sofá e sistema de som.
Fisicamente, toda a estrutura também é nova, desde o cabeamento até o mobiliário, passando ainda por piso, paredes e teto. Em termos de acessibilidade, o local teve instalada uma rampa de acesso para pessoas com deficiência (PCD).
Já as fotografias que registram os 36 procuradores-gerais que antecederam Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior também ganharam uma padronização de tamanho e de moldura, e ocupam agora o lado esquerdo do corredor de acesso ao local.
Reinauguração com homenagem
Reaberto com a presença do PGJ Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, na companhia de parte do colégio de procuradores de Justiça do MPAM, o plenário Antônio Trindade foi palco de uma emocionante despedida: após 45 anos, a procuradora de Justiça Rita Augusta de Vasconcellos Dias encerrou sua trajetória de sucesso no MPAM). Na solenidade, ela foi condecorada com uma medalha de mérito do MPAM, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no MPAM.
“O amor que temos pela instituição (MPAM), o interesse que dedicamos ao bem comum, à causa pública e à vontade de servir bem ao nosso povo sofrido e necessitado nas comarcas de primeira instância, nos levam a empreender bons exemplos e trabalhos proveitosos”, discursou a homenageada, bastante emocionada. “Despeço-me desta casa, que tanto amo, com um aperto no coração, mas com a certeza que dei minha contribuição à augusta casa”, complementou.
Após elogios dos membros do colegiado à procuradora Rita Augusta de Vasconcellos Dias, o procurador-geral Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior afirmou que a solenidade era uma forma de agradecer por todo o serviço prestado ao MPAM ao longo de quatro décadas. “Você, minha irmã, minha amiga, é símbolo de paz desta instituição. Nós a homenageamos hoje por tudo o que fez por nós, desde quando atuou na sua promotoria até a sua passagem pela corregedoria. Somos muito gratos pela sua contribuição ao trabalho de todos”, comentou o PGJ, em meio a lágrimas.
MPAM em constante melhoria
Outro avanço recente do MPAM está na entrada pela avenida Coronel Teixeira, em funcionamento desde o fim de maio. Além de já possuir acesso para pedestres e piso tátil para PCDs com deficiência visual, o portal terá, em breve, tecnologia de reconhecimento facial para o acesso de membros, servidores e colaboradores, com cancelas automatizadas.
Fora da capital, as ações do MPAM também seguem a todo vapor. Com a sede de Manacapuru aberta no mês passado, o parquet chegou a 12 novas inaugurações, somente na gestão do PGJ Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.
Texto: Lennon Costa
Foto: Hirailton Gomes
Nenhum comentário