Senador Eduardo Braga participou da Audiência Pública sobre a construção do novo porto de Manaus - Opinião Manauara

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Senador Eduardo Braga participou da Audiência Pública sobre a construção do novo porto de Manaus


O senador Eduardo Braga (MDB) participou da primeira audiência pública sobre a Construção do Novo Porto de Manaus, que será erguido na Manaus Moderna. 


A obra, orçada em R$ 520 milhões já transitava no Departamento Nacional de Trânsito (DNIT) há mais de 15 anos, e agora, por meio de articulação entre o senador Eduardo Braga e o Governo Federal, foi incluído nas obras do novo PAC e contou com o apoio do presidente Lula, que pediu prioridade ao empreendimento após reunião com o senador.


“É o primeiro passo publicamente para que nós possamos cumprir a legislação, a fim de que façamos a licitação do novo Porto da Manaus Moderna, que vai trazer muita dignidade no atendimento a toda a população brasileira e amazonense que transita entre Manaus e o interior do estado do Amazonas, bem como a questão das cargas”, destacou o senador Eduardo
Braga.


Segundo o parlamentar, a construção do novo porto, além de colocar Manaus em um patamar acima em termos de infraestrutura, também traz mais dignidade à população que depende dos serviços portuários.


“É dotar a cidade de Manaus de um equipamento extremamente importante do ponto de vista da economia da capital e do interior do estado, fundamental para a questão social, porque nós vamos dar dignidade ao transporte desses passageiros”, concluiu o parlamentar. 


A Audiência Pública  foi realizada no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) para ouvir a sociedade em relação à modernização do Porto da Manaus Moderna. 


Durante o encontro, foi apresentado o projeto da obra, contendo dados fundamentais para a contratação de empresas interessadas em elaborar os Projetos Básico/Executivo para a construção da estrutura portuária. Estiveram presentes entidades e representantes do setor, entre eles, o Ministério de Infraestrutura, e a Associação Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) além da população.


O diretor da Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Erick Moura falou dos prazos de execução da obra.


“Estamos com um projeto para construir um novo porto, para dar mais dignidade para a população, uma obra de grande importância para o Estado. É uma obra com duração de 30 meses. A gente espera que, em setembro, a gente já esteja assinando esse contrato, e assim, fazer essa parte de projeto o mais rápido possível para iniciar logo em 2025 essa obra tão importante”, comentou. 


Para a proprietária da Balsa Vermelha, Carol Pantoja, a construção do Porto marca uma nova fase para a classe e também para a população, em geral. 


“Vai dar uma estrutura completamente diferente e melhor para a população. Em questão de cuidado e segurança, tudo vai melhorar. Vai facilitar o nosso trabalho, que lá é árduo. Nossa carga e descarga é muito complicada ali. Então, tudo isso vai facilitar a vida de todo mundo, desde os carregadores à população em geral”,  comentou.


Estrutura

Localizado no coração de Manaus, às margens do rio Negro, o Porto destaca-se como um dos principais centros financeiros, corporativos e econômicos da Região Norte do Brasil. Além de suas atividades comerciais e de negócios, o porto desempenha um papel importante na prestação de serviços à população, recebendo um fluxo intenso de pessoas, incluindo comerciantes e turistas, tornando-se um polo cultural essencial para a cidade.


A estrutura dispõe de terminal de passageiros, sede administrativa, 2 terminais de carga e pesqueiro, guaritas e um ponto de apoio com restaurantes. Haverá, ainda, duas balsas que comportam mais de 20 embarcações cada, sendo uma para o embarque de passageiros e a outra para carga e descarga de mercadorias.


O Novo Porto da Manaus Moderna vai revitalizar uma das regiões mais importantes da cidade, melhorar o fluxo de cargas e dar dignidade para cerca de 1 milhão de pessoas que passam por ali todos os meses.

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