O CINEMA ITINERANTE AMAZÔNIA CINE SOL INICIA SUA 1ª EDIÇÃO VISITANDO AS CRIANÇAS DA COMUNIDADE INDÍGENA SAHU APÉ COM SESSÕES GRATUITAS
Além da exibição de curtas e médias metragens regionais gratuitamente, os indígenas receberam do projeto pipocas e refrigerantes
A magia (e nostalgia) de uma sessão de cinema ao ar livre, com uma tela gigante, som de primeira e uma pipoca na mão, pode ser sentida pelas crianças da Comunidade Indígena Sahu Apé, da etnia Saterê Maué, no KM 34 de Manacapuru, neste sábado 01 de junho, de maneira gratuita. Ao final da exibição, elas ainda participaram de sorteios de vários brindes. É a 1ª edição do Cinema Itinerante Amazônia Cine Sol no estado, com 12 exibições de cinema ao ar livre movido por meio de energia solar nas regiões periféricas da cidade e em alguns municípios do interior do estado.
A programação é gratuita e aberta a toda a população, porém as vagas são limitadas. E logo cedo a fila para entrar no cinema já começou mostrando toda animação das crianças indígenas da tribo, que nunca haviam imaginado o que era estar dentro de uma sala de cinema. Para completar o clima de cinema, nesta ação, o Projeto distribuiu pipoca e refrigerante ao público. As sessões tiveram início às 18:30 horas, e ocorreu em um galpão onde funciona a escolinha da comunidade.
Segundo a idealizadora da ação, a jornalista e engenheira eletricista Liliane Costa, o evento busca valorizar a produção cinematográfica regional amazonense e temas de conservação e preservação da Amazônia. As exibições usam a energia do sol por meio de placas solares, para dar toda a eletricidade necessária em lugares de difícil acesso. Ela afirma que para cada exibição, são projetados curtas e médias, de classificação livre para atender principalmente o público infantil.
*“Fazer um evento como este não é uma tarefa fácil, mas é extremamente gratificante. Assim como as nossas baterias do motorhome são recarregadas por meio do sol para garantir toda energia para as exibições, nossas baterias emocionais são carregadas ao ver o sorriso de cada uma dessas crianças. Toda gargalhada faz cada esforço valer a pena, é muito gratificante. "* explica Liliane.
O Cinema Itinerante Amazônia Cine Sol, foi contemplado por meio da Lei Paulo Gustavo para ações Audiovisual, e está sendo realizado com o patrocínio do Governo do Estado do Amazonas, Conselho Cultural do Amazonas, Secretaria de Estado, Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o apoio do Instituto Comunidade em Foco e RVA Engenharia.
Os próximos municípios do estado do Amazonas que vão receber a ação no mês de junho são os municípios de Iranduba no dia 15 e Rio Preto da Eva dia 29. Porém no dia 19 de junho, data em que é comemorado o dia do Cinema, uma edição especial vai acontecer no Mirante Lucia Almeida, localizado no Centro Histórico de Manaus, com distribuição de pipoca feita na hora e quentinha para os participantes, deixando o cheiro de cinema no ar. Porém é preciso chegar cedo para garantir o lugar na sessão. Brindes serão sorteados. E toda a população está convidada para participar!
SERVIÇO:
*Filme exibidos e sinopses*
• CONTOS MIRABOLANTES – O OLHO DO MAPINGUARI (curta metragem infantil) dirigido e roteirizado por Andrei Miralha e Petrônio Medeiros.
*SINOPSE*
Maria Estrela é uma menina que adora ouvir histórias antes de dormir, mas cansada de ouvir sempre as mesmas histórias, resolve ela mesma inventar um “conto mirabolante” onde narra a história de como o Terrível Mapinguari da Amazônia, um enorme monstro de um olho só e uma enorme boca em sua barriga, perdeu seu único olho na floresta e como a destemida Maria Estrela montada em Esperança, seu fabuloso Boi-Bumbá Alado, parte numa busca para encontrar o olho do Mapinguari.
• DOCUMENTÁRIO AMAZÔNIA PURA ESSÊNCIA – Produção Regional Dirigida e Roteirizada por Liliane Costa.
*SINOPSE*
O DOCUMENTÁRIO AMAZÔNIA PURA ESSÊNCIA é primeiro documentário que relata técnicas milenares indígenas na fabricação de essências para perfume, segundo a crença dos antepassados da tribo Sahu-Apé da Etnia Sateré-Mawé, na Amazônia. O Pajé Sahu revela segredos da fabricação de 3 essências de atração.
*Categoria:* Ambos de Livre.
*Hora de início das exibições:* 18:30 hrs.
*Nota pé:* Além das exibições dos filmes, os participantes assistem a palestras sobre a utilização de energia limpa e metodologias de conservação e preservação do meio ambiente.
Nenhum comentário