Feira da Qualidade 2024 oferece oportunidades aos estudantes do Amazonas - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Feira da Qualidade 2024 oferece oportunidades aos estudantes do Amazonas

De 24 a 27 de setembro, universitários vão conhecer as melhores práticas organizacionais e fazer networking com organizações reconhecidas por excelência em qualidade, em evento realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques




A terceira edição da Feira da Qualidade traz a oportunidade ideal de reforçar pontes entre as universidades e o mercado de trabalho do Amazonas. De 24 e 27 de setembro, os estudantes terão a oportunidade de enriquecer seus currículos, entendendo melhor o mercado de trabalho, conhecendo as melhores práticas organizacionais, e fazendo networking com empresas reconhecidas por sua excelência em qualidade. 


Realizado no Centro de Convenções Amazonas Vasco Vasques, situado na avenida Constantino Nery nº 5001, bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus, o evento será gratuito, mas com inscrição por meio do link https://www.sympla.com.br/3-feira-da-qualidade-e-25-mostra-de-gestao-e-melhorias-para-a-qualidade__2588807.


A Feira da Qualidade está integrada ao PQA (Programa Qualidade Amazonas), gerido pelo Dampi (Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria) da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas). Vem acompanhada pela 25ª Mostra de Gestão e Melhorias para a Qualidade, e pelo já tradicional PQA (Prêmio Qualidade Amazonas), que neste ano comemora 31 anos em 2024, com 686 organizações inscritas. 


Realizada desde 1994, com o objetivo de reconhecer os esforços das organizações comprometidas com a qualidade, e desenvolvimento industrial, a premiação teve um aumento de 30% no número inscrições neste ano, com mais de 80 organizações no páreo.


A coordenadora do Programa Qualidade Amazonas, gestora do Dampi/Fieam e organizadora do evento, Erlen Lúcia Oliveira Montefusco, informa que, durante os quatro dias da Feira, serão apresentados os serviços do Sesi-AM (Serviço Social da Indústria - Seção Amazonas), Senai-AM (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Seção Amazonas) e IEL-AM (Instituto Euvaldo Lodi - Seção Amazonas). 


O Sine-AM (Serviço Nacional de Emprego - Seção Amazonas) também se fará presente, com seus serviços direcionados para quem procura uma oportunidade profissional no mercado de trabalho local. 


“As indústrias vão apresentar seus produtos e processos, alguns voltados para fortalecimento das suas cadeias produtivas, desenvolvendo fornecedores locais para soluções de impacto ambiental. Teremos ainda as apresentações das melhores práticas de organizações finalistas do PQA, que é uma excelente oportunidade para fornecedores, clientes e alunos das instituições de ensino. E estes receberão certificados como horas complementares”, reforçou a coordenadora do Programa Qualidade Amazonas.


Networking e palestras

A Feira da Qualidade já se tornou uma tradição no calendário do Amazonas e é conhecida como o maior evento do gênero na região Norte. É também a oportunidade perfeita para impulsionar a qualidade nas organizações, em quatro dias de trocas de experiências, aprendizado das melhores práticas do setor e abertura de portas para novos negócios. 


A edição deste ano já conta com mais de 50 marcas expositoras, 20 mil participantes e 150 horas de conteúdo programado.


O espaço contará com área exclusiva para networking e fechamento de parcerias estratégicas, além de palestras conduzidas por especialistas renomados, possibilitando que o público se atualize sobre as tendências mais inovadoras na qualidade dos negócios. 


Já a exposição de qualidade será a oportunidade de a empresa mostrar os processos que a fazem se destacar no mercado. Os visitantes poderão conferir os espaços das organizações participantes do PQA, que incluem empresas do PIM e estabelecimentos de serviços e órgãos públicos. 


Durante a 25ª Mostra de Gestão e Melhorias para a Qualidade, serão apresentadas as organizações finalistas que competem pelo Prêmio Qualidade Amazonas 2024. Esse é considerado o maior Seminário de Benchmarking da região Norte, com direito a certificado para uso de horas complementares. Serão quatro dias de aprendizado com conteúdos sobre modelos de gestão, ferramentas de qualidade, melhorias de processos, inovação, sustentabilidade e produtividade, entre outros temas, desenvolvidos e apresentados por empresas que são referência no Polo Industrial de Manaus e na região.


Erlen Montefusco observa que a feira não é só para quem está escrito no processo de premiação do PQA. 


“O evento é destinado também para organizações que, por algum motivo, não quiseram apresentar projetos, mas que desejam expor o seu processo de qualidade. Assim como as academias. Este é um momento único de trazer os estudantes mais perto da realidade da indústria. Até para que eles possam definir, entre todas as áreas, as suas necessidades, além de conhecer um pouco mais como funcionam as empresas do Polo Industrial de Manaus”, salientou.


Parcerias institucionais

A iniciativa conta com apoio do Sebrae-AM (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa – Seção Amazonas), Governo do Amazonas e Suframa. A organização do evento está em conversações com diversas universidades, públicas e privadas, para estreitar parcerias e garantir que a participação estudantil no evento seja maximizada. 


A lista de instituições de ensino superior já sondadas pelo Dampi/Fieam inclui Ufam (Universidade Federal do Amazonas, UEA (Universidade do Estado do Amazoans) e Fametro, entre outras. 


“Acredito que é muito bom mostrar a qualidade da Ufam e dos serviços que ela presta em ensino, pesquisa e extensão. Esses espaços, que são de ampla visibilidade, são sempre muito melhores, porque temos o contato com a população, com os players, e com as mais distintas dimensões do Estado e da sociedade civil. A universidade sempre contribuiu da melhor maneira possível com qualidade, possibilidades de desenvolvimento humano e social. Portanto, não podemos ficar fora dessa atividade”, disse o titular da Proext (Pró-reitoria de Extensão) da Ufam, professor Almir Oliveira de Menezes.


O superintendente da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Bosco Saraiva, também enfatiza o valor da iniciativa do Dampi/Fieam. 


“O Programa de Qualidade Amazonas é uma condecoração para aqueles que efetivamente contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento da qualidade dos produtos do Polo Industrial de Manaus. Iniciativas como essa são fundamentais para que a gente continue no topo da cadeia de qualidade e de produção de nosso parque fabril. Levando-se em conta que já está no ar há mais de 30 anos, o PQA continua sendo uma ponta de lança desse reconhecimento em nosso Estado”, concluiu. 


O acesso à 3ª Feira da Qualidade e às apresentações da Mostra de Gestão e Melhorias para a Qualidade é gratuito. Mas, o público terá de realizar sua inscrição prévia pelo link: https://lnkd.in/etyDwaDy. Ainda há tempo para a empresa interessada em ser expositora garantir seu espaço. O contato para a efetivação da inscrição pode ser feito pelo telefone (92) 98212-0016. 


Serviço: SAVE THE DATE

Evento: Terceira Feira da Qualidade


Data: De 24 a 27 de setembro


Feira: Dia 24 das 14h às 20h | De 25 a 27 das 10h às 20h 


Mostra: De 24 a 27 das 8h às 18h


Local: Centro de Convenções 

Vasco Vasques - Av. Constantino Nery, 5001 - Flores - Manaus - AM


Link de inscrição dos estudantes: https://www.sympla.com.br/3-feira-da-qualidade-e-25-mostra-de-gestao-e-melhorias-para-a-qualidade__2588807


Ainda há tempo para a empresa interessada em ser expositora garantir seu espaço. O contato para a efetivação da inscrição pode ser feito pelo telefone (92) 98212-0016. 


Contatos para agendar espaço: (92) 3186-6640 / 3186-6641 / 98212-0016 (WhatsApp/telefone)


Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Nenhum comentário