Lixo, falta de infraestrutura e de remédios nos postos de saúde são as queixas dos moradores das zonas Oeste e Norte
O fisioterapeuta e pré-candidato a vereador de Manaus, Ráiner Figueiredo, recebeu reclamações de vários moradores dessas zonas da capital
Manaus possui mais de 2 milhões de habitantes. A maioria da população concentra-se em bairros onde a falta de infraestrutura ou a deficiência na prestação dos serviços públicos é comum. Os moradores até buscam apoio institucional, mas raramente são bem recebidos. Por isso, aprovaram a reunião com o pré-candidato Ráiner Figueiredo (UB), mais conhecido como Dr. Ráiner, que pacientemente os ouvir e se prontificou a contribuir com a solução, caso seja eleito.
No bairro Colônia Terra Nova, na zona Norte de Manaus, o pré-candidato foi recebido com olhar de esperança pelos moradores da Rua Humaitá, que sofrem com o descaso do poder público municipal. Há anos, eles reclamam dos buracos, da falta de asfalto em vários pontos do bairro, do precário saneamento básico e da lixeira viciada.
Sem conseguir sensibilizar a prefeitura, em novembro do ano passado, os moradores denunciaram a situação dramática em que vivem para uma emissora de televisão local a fim de dar visibilidade ao caos diário. Mesmo com a divulgação, não conseguiram ser atendidos pelas equipes da Prefeitura de Manaus. “Tem resto de madeira, vasos sanitários, peças de motos e outras coisas no meio das ruas que você nem imagina. Uma lixeira dessas, além de trazer prejuízos para a saúde da população, também está invadindo as ruas do bairro, impedindo a locomoção”, disse Adalberto Pereira.
O morador queixou-se da falta de constância na manutenção. Segundo ele, a última vez que os moradores viram a prefeitura recapear as ruas do bairro foi no ano de 2006. Sem alternativa, são obrigados a custear os serviços do próprio bolso. “Eu mesmo que tenho que tapar o buraco em frente de casa. E ainda por cima, eles têm a coragem de mandar o IPTU naquelas alturas pra gente pagar”, reclamou.
Dr. Ráiner defende o mapeamento periódico da infraestrutura dos bairros a fim de que o Poder Executivo possa montar um planejamento eficiente de ações e no período em que a população precisa. Dessa forma, os problemas serão resolvidos em tempo hábil, impedindo o agravamento, que pode causar grandes transtornos.
“Os buracos são perigosos para os moradores, para os pedestres, para os ciclistas e qualquer um que circula pelo bairro, em especial a noite. Alguém pode se machucar e até causar acidentes. Fora o lixo que fica espalhado pela rua. É necessário que o município reveja suas prioridades, porque elas não estão chegando a quem precisa. É necessário que um vereador fiscalize e cobre a execução dos serviços”, disse Ráiner.
Compensa
Na zona Oeste, no bairro da Compensa, o fisioterapeuta ficou sensibilizado com a falta de assistência na rede de saúde básica. “A nossa saúde é muito ruim aqui no bairro. A gente até tem posto de saúde, mas não funciona direito. Tem dias que vem o médico, tem dias que não vem. O maior problema é com os exames que a gente pede hoje e leva dois, três meses para fazer. Quer dizer, se a pessoa tiver com uma doença grave, vai ter que pagar o exame por fora se quiser ficar bem. E os remédios? Quando eles passam os remédios já vão logo dizendo que não tem na farmácia do posto”, denunciou Elielza Navegante, moradora do bairro da Compensa há mais de 30 anos.
O pré-candidato esclareceu que a desassistência pode ser revertida, desde que haja compromisso. “A gente sabe que os políticos vêm aqui de quatro em quatro anos e depois esquecem de voltar pra resolver o que prometeram. Eu quero ser vereador de vocês, a voz de vocês lá no parlamento para agir na defesa dos interesses dos moradores quando precisarem”, assegurou Dr. Ráiner.
Nenhum comentário