Promotoria de Tapauá se ilumina de lilás em alusão ao Mês de Conscientização à Violência Contra a Mulher - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Promotoria de Tapauá se ilumina de lilás em alusão ao Mês de Conscientização à Violência Contra a Mulher

Ação visa divulgar a importância do MPAM e da rede de proteção no amparo às mulheres vítimas de violência




No mês em que se comemora os 18 anos da publicação da Lei Maria da Penha, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instalou uma iluminação especial: tons de lilás em toda a fachada da 1ª Promotoria de Justiça de Tapauá. A ideia é enfatizar a conscientização ao combate à violência contra as mulheres. 


De acordo com o promotor de Justiça Bruno Batista da Silva, titular da comarca, a iluminação permanecerá durante todo o mês de agosto, para atrair a atenção da população da cidade sobre a importância do tratamento do tema. “O mês de agosto é marcado por iniciativas que buscam difundir e ampliar o debate de questões relacionadas ao combate à violência contra a mulher. A ideia de iluminar o prédio da promotoria de justiça de lilás é dar visibilidade ao assunto e mostrar à sociedade de Tapauá e, principalmente, às mulheres, que o Ministério Público está presente para auxiliá-las e orientá-las em casos de violência”, comentou o promotor de Justiça.  


De acordo com dados do Atlas da Violência 2023, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a respeito das violências analisadas entre os anos de 2012 a 2022 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, as mulheres constituíram maioria em violência física com 52%, psicológica com 64,7 e sexual com 86,7%.No Amazonas, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), registrou em 2023 cerca de 36.526 casos de violência contra as mulheres, um aumento de 11% comparado a 2022 quando foram registrados 32.340 episódios de violência. 


Rede de Proteção

Desde novembro de 2022, o MPAM conta com duas ouvidorias físicas especializadas no atendimento à mulher, ambas localizadas na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Amazonas e na Unidade Aleixo, na zona Oeste de Manaus, e abertas ao acompanhamento de pedidos de informação, prevenção, proteção e encaminhamento para a apuração de denúncias de violência doméstica. 


Canais digitais do MPAM:

E-mail atendimento.ouvidoria@mpam.mp.br  

WhatsApp da Ouvidoria-Geral https://wa.me/559236550745  

Disque Denúncia: 0800 092 0500 (segunda a sexta-feira, das 8h às 14h)

*Canais da SSP-AM:*  

Disque denúncia: 181 

WhatsApp da SSP-AM: (61) 9610-0180


...

Texto: Ramon Oliveira

Foto: Divulgação

Nenhum comentário