Sistemas isolados de energia na Amazônia serão tema de debate em setembro - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Sistemas isolados de energia na Amazônia serão tema de debate em setembro

Fórum GD Norte, especializado em geração de energia pelo próprio consumidor, acontecerá em Manaus entre os dias 11 e 12 de setembro



A tecnologia de sistemas isolados de energia, essencial para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, será um dos principais temas abordados no 26º Fórum GD Região Norte, que ocorrerá em setembro. 

Esses sistemas, que utilizam principalmente fontes renováveis como a energia solar, são cruciais para a região, garantindo acesso à eletricidade em áreas remotas e promovendo a sustentabilidade ambiental e social.

A relevância desse debate é ressaltada pelos números da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Atualmente, o autoconsumo remoto na região Norte abrange 397 municípios, envolvendo 29 mil unidades consumidoras e uma potência instalada de 463 mil kW.

Desde a implantação do primeiro projeto em 2015, o crescimento dos sistemas remotos de energia solar tem sido expressivo, com 9.330 conexões registradas até 2023.. Em 2024, já foram somadas mais de 6 mil novas conexões, com expectativas de um crescimento ainda maior até o final do ano. Unindo todos os tipos de geração de energia distribuída, a região Norte produz atualmente 2 GW, segundo dados da Aneel.

O 26º Fórum GD, organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos e promovido pela Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (SEMIG) do Amazonas, reunirá especialistas, provedores de soluções, EPCs, integradores, distribuidores, fabricantes, profissionais e acadêmicos para debater o cenário atual da geração distribuída com foco em fontes renováveis na região Norte, incluindo os sistemas isolados. 

“Esperamos impulsionar o uso de baterias e a chegada de energia elétrica em comunidades ribeirinhas e isoladas. Estamos certos de que o evento será um divisor de águas para a região Norte, especialmente para o Amazonas, e que o número de conexões e potencial instalado irá disparar após o evento. O ambiente propício à geração de negócios, networking, e a criação de empregos e parcerias fortalecerá o avanço da geração distribuída na região” ressalta Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos.

As discussões serão centradas nas oportunidades de negócios, barreiras regulatórias, tecnologias inovadoras, financiamento e capacitação, além de perspectivas de crescimento para o setor, segundo o especialista.


2º Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia


Neste ano, o Fórum GD Norte ocorrerá simultaneamente ao 2º Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia, o maior evento de sustentabilidade e inovação do Brasil. Esse fórum adicional trará palestras sobre as vantagens e oportunidades das energias limpas, o Polo Industrial de Manaus, mitigação e compensação de gases de efeito estufa, entre outros temas relevantes para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O evento também oferecerá um espaço dedicado a oportunidades de negócios, onde os participantes poderão acompanhar, debater e expor suas ideias, promovendo o networking e a criação de parcerias estratégicas.

A Secretaria de Estado de Energia Mineração e Gás do Amazonas (SEMIG) é coorganizadora do evento e a Associação Amazonense de Energia Solar Fotovoltaica (AMESOLAR) é a promotora.

Para mais informações sobre o 26º Fórum GD e o 2º Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia, acesse os sites oficiais: www.forumgdnorte.com.br e www.forumamazonia.com.br.



.

Nenhum comentário