Após ‘acordo’ para 2026, David Almeida tenta esconder da campanha apoio de ex-governadores derrotados por Wilson Lima - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Após ‘acordo’ para 2026, David Almeida tenta esconder da campanha apoio de ex-governadores derrotados por Wilson Lima



O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) está tentando esconder de sua campanha eleitoral à reeleição, os ex-governadores do Amazonas Omar Azis (PSD) e Eduardo Braga (MDB), ambos senadores e ex-candidatos ao governo derrotados pelo governador do Estado, Wilson Lima (UB) nas eleições de 2018 e 2022. 


Em 2018, Aziz e Almeida, candidatos ao governo, sequer foram para o segundo turno. Foram derrotados por Wilson Lima ainda no primeiro turno. Em 2022, Braga foi derrotado em segundo turno.


David recebeu o apoio dos dois senadores após especulações sobre um acordo para apoiar Aziz ao governo e Braga ao Senado em 2026.


A convenção do Avante que oficializou o nome de David como candidato do reuniu os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), considerados hoje os dois principais aliados do prefeito. 


“Ninguém consegue construir nada sozinho. E o David, nos últimos dois anos, tem sido um prefeito que me ajudou a me reeleger senador, e eu devo essa gratidão à ele. Eu estou aqui não só pela gratidão. Quem me conhece sabe que eu tenho palavra, quando eu digo que vou fazer, eu faço. Estou aqui porque ele (David) é o melhor nome para a cidade de Manaus”, disse Aziz.


“Hoje estamos aqui para dar o testemunho e declarar o nosso apoio ao prefeito David Almeida, ao Renato Júnior (vice), os nossos companheiros porque temos certeza que o David é o melhor para a cidade de Manaus”, discursou Braga.


De acordo com o site Real Time, na discussão sobre a escolha do vice na chapa de reeleição de Almeida, Omar chegou a pensar em desafiar o prefeito a gravar um vídeo dizendo que, caso reeleito, não irá renunciar ao mandato para concorrer ao governo do Estado em 2026. E que, somente desta forma Almeida teria a garantia de que o acordo feito seria respeitado: o apoio à candidatura de Aziz para o governo do Estado em 2026 e a candidatura de Braga para reeleição ao Senado.


Omar já admitiu que quer ser candidato em 2026 ao governo do Amazonas com o apoio de Almeida. O mesmo desejo de Braga, só que como candidato à reeleição ao Senado.

“Eu tenho essa aspiração sim, eu penso em novamente governar o estado, agora não é uma decisão isolada”, disse Aziz em entrevista,  no dia 1⁰ de agosto, ao programa do radialista Valdir Correia, da rádio Difusora.


Os senadores têm sido os responsáveis por aproximar Almeida do governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva e conseguir a liberação de emendas e empréstimos. O que tem afastado o prefeito do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem ele apoiou em 2018 e 2022.

Nenhum comentário