Primeiros bebês nascidos na Maternidade Eleíta Almeida retornam para realizar o Teste da Orelhinha
Em um mês de funcionamento, 54 bebês, já nasceram na unidade de saúde recém-inaugurada, a maioria parco normal
Os primeiros bebês que vieram ao mundo na recém-inaugurada Maternidade Eleíta Almeida, em Presidente Figueiredo, retornaram ao local nesta quinta-feira para realizar o Teste da Orelhinha, um exame essencial para a detecção precoce de problemas auditivos. O exame, oferecido gratuitamente pela maternidade, faz parte do acompanhamento integral da saúde neonatal, garantindo que os recém-nascidos recebam os cuidados necessários logo nos primeiros dias de vida.
Segundo a gerente da maternidade, Aline Moura, a oferta desse exame reforça o compromisso da unidade com a saúde preventiva e a promoção do bem-estar dos recém-nascidos.
"Estamos oferecendo toda a estrutura necessária para que as crianças de Presidente Figueiredo tenham um acompanhamento integral desde o nascimento, e o Teste da Orelhinha é uma etapa importante nesse cuidado", afirma a gerente.
Aline Moura destaca, ainda, a importância do exame ser ofertado gratuitamente à população, no próprio municipio
"Além de ser fundamental para detectar possíveis problemas auditivos, o teste tem um impacto econômico, já que antes os pais precisavam ir a Manaus, arcando com custos de transporte, alimentação e, muitas vezes, hospedagem. Agora, tudo é oferecido gratuitamente pela prefeitura aqui na maternidade", afirma.
A gerente acrescenta ainda que o exame está disponível também para os bebês não nascidos na maternidade, abaixo dos três meses. O atendimento é por livre demanda, os pais apenas precisam procurar a unidade de saúde.
A Maternidade Eleíta Almeida, inaugurada recentemente, já começa a demonstrar sua relevância para a saúde pública do município, assegurando um atendimento completo e de qualidade para as mães e seus bebês. O Teste da Orelhinha, tecnicamente conhecido como Triagem Auditiva Neonatal, é um procedimento simples e indolor, fundamental para identificar possíveis alterações auditivas que possam comprometer o desenvolvimento da criança.
Com uma equipe capacitada e instalações modernas, a Maternidade Eleíta Almeida continua desempenhando um papel fundamental na melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população, sendo um símbolo de avanços no atendimento materno-infantil em Presidente Figueiredo.
Em um mês de funcionamento, 54 bebês já nasceram na maternidade Eleíta Almeida, a maioria Cesária, e foram acompanhados pelo médico neonatal.
“Todas as crianças que nasceram conosco estão bem. Hoje estamos apenas com um bebê, que nasceu prematuro, com de 33 semanas de gestação, mas que está ganhando peso e provavelmente logo vai pegar receber alta para ir para casa com sua mãe”, conta Aline Moura.
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário