Em conquista inédita, equipe masculina de voleibol do Amazonas sagra-se vice-campeã da primeira divisão no JUBs 2024
Atletas da UniNilton Lins conquistaram o feito inédito após duelo contra a equipe de Santa Catarina
O Amazonas voltou à elite do esporte universitário nacional e em grande estilo. Após subir para a primeira divisão em 2023, o time masculino de voleibol da Universidade Nilton Lins (Uninilton Lins) deu show de técnica e habilidade, finalizando sua participação nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2024 com o vice-campeonato.
Com uma atuação brilhante na capital federal, a equipe amazonense foi composta pelos atletas Lucas Henry, João Henrico, Rafael Moreira, Ian Sá, Arthur Perote, Sander Santos, Eduardo Jesus, Eduardo Araújo, Gardel Bryan, Emanuel Raian, Walter Gama e Reginaldo Júnior.
Para chegar à final, o time da UniNilton Lins realizou cinco jogos. O primeiro, contra a equipe do Paraná, foi vencido por 3 sets a 0, com parciais de 25x21, 25x22 e 25x22 para o Amazonas. Em seguida, vitória sobre o Rio Grande do Norte por 3 sets a 1, com parciais de 23x25, 25x20, 25x19 e 25x23. No terceiro duelo da fase de grupos, revés contra a equipe de Santa Catarina, por 3 sets a 1, com parciais de 25x18, 24x26, 18x25 e 18x25.
A semifinal foi disputada contra a equipe de Goiás, e vencida pelo time amazonense por 3 sets a 1, com parciais de 25x16, 16x25, 25x23 e 25x20. Já a final foi vencida pelo algoz da fase classificatória após uma partida acirrada. Com o resultado, que terminou em 3 sets a 0 para Santa Catarina, o Amazonas faturou o vice-campeonato, sacramentando a conquista inédita para o estado.
Para o capitão da equipe, o acadêmico de Educação Física da Uninilton Lins, Sander Santos, a sensação é de dever cumprido.
"Conseguimos concretizar o sonho de voltar à primeira divisão e poder chegar até à final foi uma das maiores emoções que já senti na vida. Não foi fácil chegar até aqui, mas essa medalha e esse marco faz com que todo o sacrifício tenha válido à pena", declarou o atleta.
Superação
Para a presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), Lilian Valente, a conquista do voleibol masculino deixa uma marca histórica para o estado.
"A progressão com que as equipes coletivas vem mostrando seu potencial tem se mostrado cada vez melhor. O voleibol masculino, por exemplo, é uma prova viva de superação e perseverança diante de sua trajetório até aqui. O Amazonas fez história e nós, da Faud, ficamos extremamente felizes e gratos pela dedicação e o desempenho de todas as equipes, que vem progredindo a cada ano", celebrou a presidente.
A competição
Organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), a 71ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) reúne cerca de sete mil participantes de todo o Brasil. A competição, que está sendo realizada na capital federal, conta com a participação de 375 instituições de ensino superior e 31 modalidades esportivas.
Fotos: Divulgação / Faud
Nenhum comentário