PROCON -AM divulga ranking de empresas que lideram o número de reclamações - Opinião Manauara

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PROCON -AM divulga ranking de empresas que lideram o número de reclamações

A divulgação é fundamental para promover a transparência e estimular a melhoria no atendimento ao consumidor




O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), divulga a lista das 10 empresas que mais receberam reclamações administrativas entre janeiro e agosto de 2024. Esta divulgação visa promover a transparência e estimular a melhoria no atendimento ao consumidor. 


No total, foram registradas 3.818 reclamações durante este período, realizadas através do site do Procon-AM, na sede do órgão e nas redes sociais. As concessionárias de água e energia, juntamente com uma instituição bancária, somam 2.325 queixas.


A concessionária Amazonas Energia lidera o ranking com 939 reclamações, seguida pela Águas de Manaus, que registrou 903, refletindo um aumento de 17% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 795 queixas. O Banco Bradesco ocupa o terceiro lugar com 483 reclamações.


O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, ressalta a importância dessa divulgação e reafirma o compromisso do órgão com a população.


“Esse ranking tem o objetivo de fornecer à sociedade uma visão clara sobre a conduta dos fornecedores de produtos e serviços, seguindo o princípio do artigo 44 da Lei 8.078/1990 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor”, afirmou.


Para que uma reclamação seja considerada válida no Procon-AM, é necessário reunir a documentação adequada. Isso inclui notas fiscais, um documento de identificação com foto, e o comprovante de residência. Além disso, recomenda-se que o consumidor tente resolver o problema diretamente com a empresa antes de formalizar a reclamação no Procon.

 

Confira abaixo o ranking:

1.Concessionária Amazonas Energia - 939

2.Concessionária Águas de Manaus - 903

3.Banco Bradesco - 483

4.Banco Itaú - 254

5.Operadora de telefonia Claro - 254

6.Operadora de telefonia OI - 249

7.Operadora de telefonia Vivo - 212

8.Carrefour - 188

9.Instituição Financeira BMG - 186

10.Banco Pan – 150


Como realizar uma reclamação no Procon-AM

A população pode formalizar suas reclamações na sede do órgão, localizada na avenida André Araújo, n.º 1500, Aleixo, das 8h às 14h, pelos telefones 0800 092 1512 ou 33215 4009, e também através do e-mail atendimentoprocon@procon.am.gov.br.


É importante que o consumidor esteja munido de documentação como comprovante ou declaração de residência, documento de identificação com foto (RG ou CNH), e cópia do comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo ou contrato).


*FOTOS*: João Pedro/Procon-AM

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