Liesa-AM responde a críticas e reafirma compromisso com o Carnaval de Manaus - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Liesa-AM responde a críticas e reafirma compromisso com o Carnaval de Manaus



Em resposta às recentes declarações de algumas escolas de samba desfiliadas da Liga Independente das Escolas de Samba de Manaus (Liesa-AM), o presidente da entidade, Roberto Simonetti, declarou estar aberto ao diálogo para discutir pontos importantes sobre o Carnaval 2025, que estejam sob a responsabilidade da Liesa. A questão das datas dos desfiles e a composição do corpo de jurados são pautas que Simonetti afirmou poder discutir com as agremiações que compõem a Liga, reforçando o compromisso da entidade em promover um carnaval justo, competitivo e transparente para o público manauara.


Simonetti explicou que, embora algumas agremiações questionem o sistema de julgamento, a Liesa trata o Carnaval de Manaus com o mais alto grau de comprometimento, sem espaço para interferências ou conversas de bastidores que possam privilegiar qualquer escola. “O trabalho de cada agremiação é apresentado na avenida e avaliado unicamente com base nos critérios técnicos estabelecidos pela comissão julgadora. Não existe e nunca existiu essa coisa de que os bastidores que definem o resultado do Carnaval de Manaus”, afirmou.


Ainda de acordo com Simonetti, todos os presidentes das escolas de samba assinaram, em comum acordo, o regulamento atual, incluindo a data do desfile de 2024, que foi realizada no dia 03 de fevereiro, uma semana antes do carnaval. Essa escolha teve como objetivo aproveitar o calendário para maximizar o engajamento popular e a logística de preparação das agremiações. “As datas de 2024 e 2025 foram definidas em conjunto e havia concordância entre os presidentes. Se agora desejam discutir uma nova data, estamos abertos a conversar, mas é importante reforçar que as definições ocorreram com participação de todos”, afirmou o presidente da Liesa-AM.


Simonetti também destacou que, até o momento, nenhum dos presidentes das escolas insurgentes entrou em contato com ele para discutir qualquer um dos pontos agora levantados publicamente. “Estamos sempre dispostos a ouvir e colaborar para o fortalecimento do nosso carnaval, mas até agora não houve procura por parte desses presidentes para tratarmos desses assuntos diretamente. Entendemos a importância do diálogo e estamos abertos a discutir o que compete à Liesa”, enfatizou.


Nos próximos dias, a Liesa-AM lançará o calendário oficial de eventos, com datas importantes, como a Escolha da Corte e outros momentos que marcam o início dos preparativos do carnaval manauara. Simonetti reiterou que, ao longo dos anos, a Liga vem buscando melhorias constantes para o desfile, incluindo a possibilidade de revisão no critério de seleção dos jurados, mantendo o compromisso de sempre trazer profissionais qualificados, que garantam a imparcialidade e o brilho dos desfiles.


Em relação aos comentários sobre o repasse financeiro e a antecipação de verbas, o presidente da Liesa-AM esclareceu que a Liga se empenha em articular os recursos necessários junto aos órgãos públicos e privados, respeitando os trâmites oficiais. Ele reconhece que a antecipação dos repasses seria um fator positivo para a organização e está em diálogo com as autoridades para viabilizar este apoio. “A prova disso é que as oito escolas de samba do Grupo Especial já receberam recursos destinados ao Carnaval 2025, no valor de quase R$ 9.350 reais”, afirmou Simonetti.


Por fim, o presidente destacou o compromisso da Liesa-AM com a transparência e com a valorização da cultura carnavalesca local, reforçando o desejo de que o Carnaval 2025 seja um evento que una todas as agremiações e represente a grandiosidade da cultura popular de Manaus.


Texto e Foto: Leonardo Fierro


Nenhum comentário