Especialista da Info Store dá dicas de como cuidar e prolongar a vida útil de consoles de videogame
Com o avanço da tecnologia, os consoles de videogame se tornaram mais sofisticados e avançados, e é natural que os gamers queiram prolongar a vida útil de seus equipamentos. Contudo, como qualquer eletrônico, os consoles estão sujeitos a falhas com o uso constante. Para evitar surpresas e garantir mais durabilidade, a manutenção preventiva é essencial.
Segundo o especialista em Tecnologia da Info Store, Marcos Souza, os problemas mais comuns envolvem falhas no sistema de resfriamento, defeitos na fonte de alimentação e o indesejado drift nos joysticks – quando o controle registra movimento sem o toque do jogador, afetando a jogabilidade. Esses problemas podem comprometer o funcionamento do console e até causar falhas irreversíveis.
“A maioria dos consoles que chega à assistência tem problemas na fonte de energia, muitas vezes causados por quedas ou oscilações de energia”, explica Marcos. “O drift nos joysticks tem sido cada vez mais comum”, complementa.
Outro problema frequente é o uso de metal líquido no resfriamento de consoles, como no PS5. Caso o metal líquido vaze ou se degrade, pode afetar o desempenho do aparelho.
A manutenção preventiva é a melhor forma de evitar esses problemas e garantir o bom funcionamento do console. Marcos Souza recomenda a limpeza interna e a troca de componentes desgastados. Ele sugere a manutenção a cada seis meses. Além disso, destaca a importância de manter o console em local ventilado e longe de líquidos.
Área Gamer
Em Manaus, a Info Store, localizada na rua Belo Horizonte, 686, bairro Aleixo, oferece assistência técnica especializada para diversos modelos de consoles, sendo referência para quem busca reparos para PlayStation, Xbox e Nintendo Switch.
A Info Store também oferece uma área especial em seu site para gamers, com diversos produtos e acessórios para melhorar a experiência de jogo. Mais detalhes em www.infostore.com.br/especial/area-gamer.
*FOTOS:* Reprodução/Internet
Nenhum comentário