Justiça do AM decreta prisão definitiva da 'dama do tráfico' que visitou o Ministério da Justiça em 2023 - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Justiça do AM decreta prisão definitiva da 'dama do tráfico' que visitou o Ministério da Justiça em 2023

Luciane Barbosa Farias é casada com líder de uma facção criminosa. Decisão da Justiça foi publicada nesta quarta-feira (29).




O Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam) decretou nesta quarta-feira (29) a prisão definitiva de Luciane Barbosa Farias, conhecida como 'dama do tráfico'. Casada com o líder de uma facção criminosa, ela ficou conhecida após visitas ao Ministério da Justiça em 2023, e por uma viagem à Brasília custeada pela pasta dos Direitos Humanos. 



No mandado de prisão, assinado pela magistrada e relatora do caso, Rosália Guimarães Sarmento, também costa o nome de Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas. O casal foi condenado a 10 anos de prisão. 


De acordo com a fundamentação da juíza, Luciane e Clemilson cometeram os crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e associação para o tráfico. O processo encontra-se transitado em julgado, ou seja, não é mais possível o recurso em instâncias superiores. O nome de Luciane Barbosa já está disponível no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) 


"Uma vez encerrado a fase de conhecimento do processo criminal, em havendo condenação, inicia-se a fase executiva da pena, devendo o juízo de conhecimento tomar as providências necessárias, na forma da legislação", diz um trecho da decisão.



'Dama do tráfico' acobertava crimes do marido para manter vida de luxo



Luciane Barbosa Farias era estudante de direito e se mostrava nas redes sociais como uma defensora da luta pelos direitos dos presos do sistema carcerário

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) afirma ter diversos indícios que demonstram que Luciane e Clemilson possuem a ligação com o tráfico de drogas e a organização criminosa liderada por ele. O órgão fez a acusação em uma apelação criminal do casal, em 9 de outubro de 2023. 


Segundo o MP, Luciane usou o dinheiro adquirido por Clemilson, por meio do tráfico de drogas, para comprar um carro, um apartamento de luxo em Pernambuco e abrir um salão de beleza.


Além disso, o documento destaca que Luciane era a responsável por acobertar os crimes do marido e utilizar o dinheiro ilícito para custear uma vida luxuosa.


O marido já está preso desde o ano de 2022. Ele foi apontado como o mandante de vários homicídios em Manaus, motivados pelo controle do tráfico de drogas. Em outubro de 2023, Clemilson foi condenado a 31 anos e 7 meses de prisão por se associar e custear o tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro



Fonte: | G1

Nenhum comentário