Em três noites de festa, Carnailha reúne mais de 60 mil pessoas - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Em três noites de festa, Carnailha reúne mais de 60 mil pessoas



O carnaval em Parintins se transformou em um dos principais destinos turísticos do Norte do Brasil. Em 2025, o Carnailha bateu recorde de público e alcançou mais de 60 mil pessoas em três noites de festa. O resultado é fruto de intenso investimento realizado na festividade pela Prefeitura de Parintins. O fato também reafirma a Terra do Boi-Bumbá como centro da arte e da cultura.


Os números de público para os três dias (02, 03 e 04 de março) são da Prefeitura Municipal, que organiza toda a festa. Outro destaque do evento de momo é que não foi registrado nenhuma grave ocorrência no local ou até mesmo na cidade. Os dados são da Delegacia Interativa de Polícia (DIP/Parintins), demonstrando que a segurança também é uma característica importante da festa.


De acordo com a secretária de turismo de Parintins, Karla Viana, o Carnailha cresce a cada ano devido o grande investimento da Prefeitura, do trabalho realizado pelos artistas e pela própria organização do evento. Ela aponta o Carnaboi como um grande atrativo para as pessoas e que vem trazendo um público cada vez maior.


Karla conta que, em 2025, o público foi 50% maior que o ano anterior. Ela informa que “foram mais de 500 pessoas envolvidas na organização, entre as secretarias, contratados, segurança pública e segurança privada, justamente para que houvesse uma organização de qualidade”, disse. 


“Nós tivemos os três dias de carnaval super positivos, principalmente, em relação à questão de organização. Recebemos feedbacks bem positivos em relação a isso. O Carnailha foi sucesso em público. Nós fizemos uma pesquisa de demanda turística, de opinião, uma pesquisa socioeconômica realmente sobre o evento, que posteriormente nós vamos publicar”, informa Viana.


Estrutura grandiosa


Esta edição do Carnailha contou com uma nova estrutura de palco, camarotes, arquibancadas, som, iluminação e transmissão. Um investimento do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves que deu uma cara nova à festa e impressionou o público. 


Foram mais de 140 metros de arquibancadas, complementada por 120 metros de camarotes de dois pisos e 120 metros de frisas, passarela de 150 metros. A estrutura contou ainda com sonorização e iluminação de alta qualidade, banheiros químicos e um painel de LED. Na transmissão, a parceria com a TV A Crítica e Rede Amazônica ampliou ainda mais a difusão da festa.


Todo esse investimento foi importante para o sucesso do Carnailha, em especial, o grande número de foliões e espectadores. Segundo o prefeito Mateus Assayag, a festa tem um grande potencial econômico, turístico e cultural que precisa ser incentivado. “Fizemos realmente um carnaval sensacional, sem dúvida nenhuma, o melhor carnaval do Norte do Brasil, com uma estrutura fantástica montada pela Prefeitura de Parintins para organizar todo o Circuito Carnailha para as três noites de festa”, destaca Mateus.





Este ano, os blocos carnavalescos receberam os recursos financeiros e tururis da Prefeitura de forma bastante antecipada. Todos os grupos também tiveram conteúdos midiáticos e de imprensa produzidos pela Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins) para ajudar na divulgação, além de incentivos em eventos particulares e o Feirão do Blocos, que possibilitaram oportunidade de arrecadação de verbas para construírem seus carnavais.


“Maravilhosa festa, sensacional, recorde de público, recorde de animação, recorde de felicidade. Realmente é um orgulho que não cabe no peito e sem dúvida nenhuma, o Carnailha se consagra como o maior carnaval do Norte do Brasil”, finaliza o prefeito.


-----


Texto: Eldiney Alcântara – SECOM

Fotos: Pedro Coelho e Yuri Pinheiro (aéreas) - SECOM




Nenhum comentário