Governo Federal reconhece estado de emergência em município amazonense devido a fortes chuvas - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Governo Federal reconhece estado de emergência em município amazonense devido a fortes chuvas

A portaria com o reconhecimento da situação de emergência em Borba foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (7)




O município de Borba, no interior do Amazonas, teve a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, por meio da Defesa Civil Nacional. O estado foi declarado em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade na última semana. 


A portaria com o reconhecimento da situação de emergência em Borba foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (7).


As chuvas que atingiram Borba causaram alagamentos em diferentes pontos da cidade. Em vídeos que circulam nas redes sociais, moradores mostram casas e ruas inundadas, além de um desmoronamento de terra em um porto no município.


O deslizamento de terra ocorreu no Porto de Nazaré, que precisou ser parcialmente interditado. Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Borba, Gláucia Colares, o local só não foi totalmente fechado por não haver outro local para desembarque e embarque de cargas e passageiros. O porto principal do munícipio está fechado desde 24 de fevereiro após uma balsa colidir com a estrutura do local. 


"Foram atingidas mais de 2 mil famílias em decorrência desse acidente, uma vez que isso dificulta o escoamento da produção, principalmente dos moradores da zona do campo, da área ribeirinha"


Com o estado de emergência reconhecido, a prefeitura do município já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros. 


*Com informações de Adauto Silva, da Rede Amazônica

Nenhum comentário