Abril Azul: Prefeitura de Parintins promove Semana da inclusão para conscientização sobre o Autismo - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Abril Azul: Prefeitura de Parintins promove Semana da inclusão para conscientização sobre o Autismo


Com o tema “Informação gera empatia, empatia gera respeito!", a Prefeitura de Parintins iniciou as atividades da Semana de inclusão, respeito e aceitação das pessoas autistas, nesta terça-feira (01/04).


Nos CRAS Santa Rita e Paulo Corrêa aconteceu o acolhimento dos usuários, reforçando a importância do conhecimento para quebrar preconceitos e construir uma sociedade mais inclusiva. 


A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SEMASTH), por meio do Núcleo de Inclusão Socioassistencial e Atividades Adaptadas – Girrasol, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu atividades lúdicas com as crianças do Centro Educacional Infantil “Chapeuzinho Vermelho“, que atende oito crianças autistas.


O coordenador interino do Núcleo Girassol, Jasson Jacaúna, ressaltou a importância do conhecimento sobre o espectro autismo. “O acolhimento nos CRAS tem como proposta criar um espaço de diálogo para que os usuários possam identificar as características das crianças, dentro de suas casas e despertar para esses movimentos”, explicou.




A professora da sala de recursos multifuncional, Leosanche Ribeiro, agradeceu a parceria com o Núcleo Girassol, considerando momento de inclusão com brincadeiras ao ar livre.


A Biblioteca da Estação Cidadania “João do Carmo” com o projeto Palhatecaria, de maneira alegre e contagiante, promoveu ação com os alunos do Centro Educacional Infantil “Sementinha”, abordando o tema “O jeito de cada um”, referente à Semana do Autismo .


A programação segue até sexta-feira (04/04):


Dia 02/04 – Atendimento de Saúde - Centro Especializado em Reabilitação III – CER

Hora: 8:30h - Matutino

Hora: 14:30h - Vespertino 


Dia 03/04 – Manhã de atividades lúdicas adaptadas

Hora: 8:30h 

Local: Quadra Benedito Azedo 


Dia 04/04 – Palestras

Hora: 8:30 h

Local – Escolas Irmã Cristine e Claudir Carvalho (Vila Amazônia)


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que altera o neurodesenvolvimento da pessoa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) o aponta como um problema de saúde pública internacional.


Texto: Josene Araújo- SEMASTH/SECOM

Foto: Pedro Coelho - SECOM


 

Nenhum comentário