Segundo módulo de curso sobre violência de gênero mobiliza público do MP do Amazonas - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Segundo módulo de curso sobre violência de gênero mobiliza público do MP do Amazonas

Atividade buscou reflexão sobre as gargalos que mulheres em situação de violência podem percorrer durante o atendimento pelo poder público



“Violência contra a mulher é crime e isso é óbvio. Desrespeitar um ser humano é indigno e isso é óbvio. Mas a gente precisa ficar repetindo isso o tempo todo, porque, infelizmente, o nosso país ainda não entendeu”. A fala é da promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Sara Gama Sampaio, durante a apresentação de abertura do segundo módulo do curso “Violência de Gênero e Atuação do Ministério Público na Defesa dos Direitos das Mulheres”, na manhã desta segunda-feira (28/04).


O segundo módulo do curso teve início com a palestra “A Aplicação das Medidas Protetivas de Urgência no Enfrentamento da Violência Doméstica contra a Mulher: Aspectos Jurídicos, Procedimentais e a Rede de Assistência”. O propósito da atividade foi gerar reflexão sobre as dificuldades que as mulheres em situação de violência podem percorrer durante o atendimento pelo poder público, possibilitando até que venham a sofrer revitimização diante do tratamento discriminatório no acolhimento. 


Em seguida, foi a vez da procuradora da República do Ministério Público Federal (MPF), Nathalia Mariel Ferreira de Souza, com o tema “Perspectiva de Gênero na Instrução: Atuação Ministerial com Postura Antidiscriminatória”, afirmando a importância da capacitação de agentes públicos que trabalham dentro da rede de proteção à mulher, garantindo a elas acessibilidade de informações para que não ocorra a “contaminação” no processo do acolhimento das vítimas.  


Sobre o curso

O curso é promovido pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), e faz parte da campanha “MP em Ação: Fortalecimento do Ministério Público Brasileiro no Combate ao Feminicídio - Respeito e Inclusão”, em alinhamento com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O público-alvo é formado por membros, servidores e residentes jurídicos.  


O primeiro módulo do curso está disponível para ser assistido na íntegra por meio da plataforma EAD do Ministério Público por meio do link: https://ead.mpam.mp.br/


...

Texto: Ramon Oliveira

Foto: Elvis Chaves

Nenhum comentário