David Almeida não tem parentesco com falsa médica, esclarece prefeitura
Manaus/AM -A Prefeitura de Manaus emitiu uma nota oficial nesta segunda-feira (19) para esclarecer que o prefeito David Almeida não possui qualquer grau de parentesco com a mulher presa durante a operação “Azoth” da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). A ação policial desmantelou um esquema de exercício ilegal da medicina, envolvendo uma estudante de educação física identificada como Sophia Livas de Morais Almeida.
A prefeitura também desmentiu categoricamente a alegação da investigada de que seria sobrinha do prefeito. A prefeitura esclareceu que uma fotografia publicada por Sophia nas redes sociais, na qual ela aparece criança sendo carregada por um homem, não é do prefeito David Almeida. A imagem, na verdade, retrata o chefe do executivo municipal com sua filha, Fernanda Aryel.
Outra foto divulgada pela falsa médica, em que ela aparece ao lado de David Almeida, foi explicada pela prefeitura como uma selfie tirada pela própria Sophia em um local público. A prefeitura ressaltou que é comum o prefeito ser abordado por populares que solicitam fotografias, e essa interação não implica em qualquer vínculo familiar.
A Prefeitura de Manaus reafirmou seu compromisso com a verdade e com o combate à desinformação e às fake news, em alinhamento com os princípios do bom jornalismo.
Operação
Sophia Livas de Morais Almeida, estudante de educação física, foi presa nesta segunda-feira (19) em uma academia na zona centro-sul de Manaus. A prisão ocorreu durante a operação “Azoth”, que investiga sua atuação como falsa médica, atendendo inclusive crianças com doenças cardíacas.
As investigações da Polícia Civil apontam que Sophia exercia ilegalmente a profissão de médica há pelo menos dois anos, tendo atuado em hospitais públicos, privados e até como voluntária em aulas para estudantes de medicina. Além disso, ela se apresentava como sobrinha do prefeito de Manaus, David Almeida, informação agora desmentida pela administração municipal.
Nenhum comentário