Presidente Figueiredo recebe oficina de animação com inclusão e tecnologia: software Moho e Libras - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Presidente Figueiredo recebe oficina de animação com inclusão e tecnologia: software Moho e Libras

Alunos do IFAM em Presidente Figueiredo Criam Curtas Animados em Oficina Inovadora


No município de Presidente Figueiredo, 30 (trinta) alunos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) mergulharam no universo da animação digital durante uma oficina criativa realizada nesta semana. Utilizando o software Moho, uma das ferramentas mais populares no mercado de animação 2D, os participantes aprenderam desde os princípios básicos da criação de personagens até as técnicas de movimentação e finalização de curtas animados. 


A iniciativa, que une tecnologia, educação e arte, tem como objetivo despertar o interesse dos jovens por novas possibilidades profissionais e criativas no campo do audiovisual.


Este projeto, proposto pelo artista Doreto, foi contemplado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), buscou oferecer aos estudantes uma vivência prática em um campo ainda pouco explorado nas escolas. 


As aulas, ministradas pelo professor Flávio Henrique Vieira, renomado profissional em animação 2D, residente no estado do Mato Grosso, aconteceram do dia 12 a 15 de maio, em período integral, com atividades teóricas e práticas voltadas ao desenvolvimento de habilidades em storytelling, design de personagens, roteirização e animação quadro a quadro.


Segundo Doreto, o sucesso do projeto audiovisual “Rios Coloridos” foi fundamental para a realização desta oficina.


Através da animação Rios Coloridos, várias pessoas perguntavam sobre o processo que ela era feita, e partir disso surgiu a vontade de democratizar o universo da animação. Foi escolhido o software MOHO, pois é o mesmo que trabalhamos a animação Rios Coloridos”, explicou o artista.


O professor Flávio Henrique Vieira, explica que o software Moho é uma interface amigável e permite que os alunos criem animações com qualidade profissional, mesmo sem experiência prévia. 


"A ideia foi mostrar que eles podem contar histórias por meio da tecnologia, e que essa é uma área com grande potencial de futuro. A empolgação dos estudantes ficou evidente, do início ao final da oficina, em cada aprendizado, em cada descoberta ", afirmou o animador e oficineiro, responsável pela condução das atividades.


A oficina, que teve o acompanhamento integral de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e contou com o apoio cultural local da ‘Animação Rios Coloridos’, do Diretor Geral do Instituto Federal do Amazonas- IFAM- Campus Presidente Figueiredo Prof. Dr. Jackson Pantoja Lima, do Coordenador do Curso Técnico em Administração do IFAM, Agnaldo Rodrigues da Silva, da Vereadora Areli Medeiros e do Hotel Calleb.


Para os educadores envolvidos, a experiência também trouxe reflexões importantes sobre o papel da tecnologia e das linguagens visuais na educação contemporânea, inspirando a realização de novas oficinas e a ampliação do acesso a ferramentas criativas.

Nenhum comentário