Creche de Manaus atinge 95,7% de cobertura vacinal, informa projeto Juntos pela Vida
Mais seis escolas, desta vez na zona rural de Manaus, serão auditadas na próxima semana pelo CAO-IJ e CAO-PDC
A Creche Municipal Professora Luzenir Farias Lopes, localizada no bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus, apresentou excelente desempenho vacinal durante auditoria do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do projeto "Juntos pela Vida". Dos 184 alunos auditados hoje, 176 estavam com a caderneta de vacinação atualizada, resultando em 95,7% de cobertura vacinal — patamar que atende ao índice recomendado pelo Ministério da Saúde para proteção coletiva e imunidade de rebanho.
O “Juntos pela Vida” é uma iniciativa estratégica do MPAM que tem como objetivo impulsionar a vacinação de crianças e adolescentes no Amazonas, elevando os índices de cobertura vacinal e combatendo a evasão escolar e a desinformação. O projeto é conduzido pelos Centros de Apoio Operacional de Proteção e Defesa da Cidadania (CAO-PDC) e das Promotorias da Infância e Juventude (CAO-IJ).
“O resultado alcançado pela creche é excelente. É uma unidade que já vai ganhar o selo de reconhecimento. Isso é uma conquista não só para a rede básica de educação e para o Ministério Público, mas também para a sociedade, porque demonstra que 90% dessas crianças estão vacinadas”, declarou a coordenadora do projeto, procuradora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira.
Na próxima semana, o projeto segue com auditorias em campo, na segunda-feira (21/07), quando serão auditadas, na sede do MPAM, cinco escolas rurais e uma da zona urbana de Manaus. A escolha da data foi ajustada para facilitar o deslocamento dos gestores das unidades escolares situadas em regiões ribeirinhas de difícil acesso.
Segundo a coordenação do “Juntos pela Vida”, serão auditadas as escolas municipais São Pedro (Compensa II); Canaã II (Tarumã-Açu – Rio Negro); Profª Oscarina Falcão (Ramal do Pau Rosa); São Sebastião I (Puraquequara); Ebenezer (Rio Tarumãzinho – Rio Negro); e Raimunda Brasil (Comunidade Santa Isabel do Rio Negro).
Mais de cem escolas certificadas no ano passado
Criado para impulsionar a vacinação de crianças e adolescentes no Amazonas, o “Juntos pela Vida” certificou 135 escolas estaduais, municipais e indígenas no ano passado, reconhecendo o empenho das instituições no incentivo à vacinação e na permanência dos estudantes nas salas de aula.
A atuação é realizada de forma integrada com as escolas públicas e privadas, com foco na promoção da saúde e na proteção dos direitos fundamentais da infância e da adolescência.
Texto: Vanessa Adna
Foto: Hirailton Gomes
Nenhum comentário