Em Manaus, exposição ‘Sesá Ixé: Olhar Eu’ celebra trajetória da artista indígena Auá Mendes
Mostra está em cartaz na Galeria do Largo, com 23 obras inéditas
A exposição “Sesá Ixé: Olhar Eu” está em cartaz na Galeria do Largo, no Centro Histórico de Manaus, com 23 obras inéditas da artista indígena Auá Mendes, da etnia Mura. Pinturas, arte digital e intervenção de graffiti compõem a mostra que celebra a trajetória da manauara radicada em São Paulo há cinco anos.
Com curadoria de Cléia Viana, as criações para esta itinerância exploram uma "cartografia afetiva" entre memória ancestral e transfeminilidade, com técnicas que evocam o expressionismo de Kokoschka e a ousadia de Anita Malfatti.
A mostra, reinterpretada para o contexto amazônico, amplia a versão original da Ação Educativa, realizada em São Paulo, em 2024, com Vera Nunes como curadora.
Nascida em Manaus, em 1999, Auá Mendes é artista visual, designer gráfica, ilustradora, muralista, grafiteira, arte-educadora e se consolida como força da arte contemporânea com passagens pela 18ª Bienal de SP e 1ª Bienal das Amazônias, além de projetos para Nike, Google, Banco do Brasil e Converse BR.
A exposição "Sesá Ixé: Olhar Eu" tem apoio do Converse BR e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A mostra é aberta ao público, de quarta-feira a domingo, das 15h às 20h, até 7 de setembro.
*FOTOS:* Divulgação
Nenhum comentário