Ministério Público do Amazonas conclui capacitação em Cultura de Inovação com formatura de 51 participantes - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Ministério Público do Amazonas conclui capacitação em Cultura de Inovação com formatura de 51 participantes

Atividade integra o Projeto Inovação 360, iniciativa voltada à construção de uma cultura de inovação no setor público



O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) realizou, na tarde desta quinta-feira (10/07), a cerimônia de formatura dos membros e servidores que participaram da capacitação “Cultura de Inovação”. A solenidade ocorreu no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do órgão, e marcou o encerramento de um ciclo de quatro meses de formação, promovido pelo Laboratório de Inovação do MPAM (iMPacta Lab), em parceria com a Venture Hub e a Softex Amazônia.


Ao todo, 51 membros do MPAM concluíram o curso, que integra o Projeto Inovação 360, iniciativa voltada à construção de uma cultura de inovação no setor público. A formação teve como objetivo fortalecer a atuação institucional por meio da modernização de processos, do estímulo à criatividade e da aplicação de soluções inovadoras no cotidiano do Ministério Público.


A cerimônia contou com a presença da subprocuradora-geral para Assuntos Jurídicos e procuradora-geral de Justiça (PGJ) em substituição legal, Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza; do promotor de Justiça e coordenador do iMPacta Lab, Jefferson Neves de Carvalho; da chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Aurely Freitas Germano Penha; da representante da Softex, Emanuela Dias; e do representante da Venture Hub, José Eduardo Azarite.


O promotor de Justiça Jefferson Neves lembrou que o Projeto Inovação 360 promove uma mudança de mentalidade e incentiva a busca por soluções criativas diante das dificuldades do cotidiano institucional. “Esse é apenas o primeiro passo. Temos servidores de excelência e queremos que cada um contribua com ideias e iniciativas inovadoras”, afirmou.


A subprocuradora-geral de Justiça, Anabel Vitória, enfatizou o compromisso do MPAM com a modernização da atuação ministerial. “A inovação não deve ser esperada como algo que vem de fora. É preciso buscar conhecimento e dominar ferramentas que permitam atuar com mais qualidade e eficiência. Esse projeto representa exatamente isso: a construção de um Ministério Público mais preparado para os desafios do presente e do futuro”, declarou.


Apoio dos parceiros

Durante a solenidade, os representantes das instituições parceiras destacaram a importância da liderança e do engajamento de servidores e membros para o sucesso do projeto. “A cultura de inovação é a principal semente para simplificar processos, atuar com transparência e efetividade, sempre com foco no cidadão. O MPAM é pioneiro nesse tipo de iniciativa”, afirmou José Eduardo, da Venture Hub.


A representante da Softex, Emanuela Dias, ressaltou que essa é a primeira vez que um programa prioritário direciona investimentos diretamente para projetos voltados à administração pública e ao sistema de justiça. “Celebramos a formação de servidores que serão embaixadores e multiplicadores da inovação dentro do Ministério Público”, destacou.



Sobre a capacitação

O curso teve duração de quatro meses e foi estruturado em oito módulos e 17 aulas, abordando temas como transformação digital, gestão de pessoas para inovação, ecossistema inovador no setor público, operação de projetos inovadores e colaboração interinstitucional. Durante a formação, 36 desafios foram mapeados e seis estão sendo desenvolvidos com apoio de mentores especializados da Venture Hub.


A proposta é que os servidores formados atuem como agentes de transformação dentro da instituição, fortalecendo a entrega de serviços ao cidadão e consolidando a cultura da inovação como pilar estratégico do MPAM.


...

Texto: Sharline Freire

Foto: Hirailton Gomes

Nenhum comentário