UniNilton Lins treina forte para representar Amazonas na Superliga C de Vôlei
A Etapa Norte da Superliga C de Vôlei, que equivale ao Campeonato Brasileiro da modalidade, será realizada entre os dias 3 e 7 de agosto e o representante do Amazonas, a Associação Atlética Nilton Lins (UniNilton Lins) começará a briga pelo acesso à Superliga B, a 2ª divisão nacional da modalidade, fora do Estado.
Em quadra, a dobradinha das equipes da Nilton Lins pelo torneio vai ocorrer nas cidades de Rio Branco (AC), pelo masculino, e Porto Velho (RO), no feminino. A Confederação Brasileira de Voleibol ainda divulgará os adversários e a tabela, mas o regulamento informa que na Etapa Regional, em que times de todo o país serão distribuídos nas cinco regiões (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste), oito equipes se classificam para a Etapa Nacional.
No caso do Norte e Nordeste, as partidas serão disputadas em duas sedes de cada região para definir as quatro equipes que avançarão para a próxima fase. A UniNilton Lins jogará nas capitais do Acre (Superliga C Masculina) e de Rondônia (Superliga C Feminina). A Etapa Nacional da competição, que garante quatro vagas à Superliga B, será em sede única, com a participação dos campeões regionais e o melhor segundo colocado geral.
Equipe masculina
Os técnicos das equipes da Nilton Lins estão confiantes em subir para a divisão intermediária do voleibol brasileiro. Com 12 atletas no elenco masculino - com idade média de 23 anos – o time encara a Superliga C como uma chance de recuperação e garantir o regresso da UniNilton Lins à 2ª divisão nacional.
“A equipe está treinando desde fevereiro e intensificou os trabalhos em junho. A maioria da equipe que jogou a última Superliga B era de atletas de fora de Manaus. Agora vamos jogar com atletas de Manaus, com a base da equipe universitária da Nilton Lins, que é atual vice-campeã dos Jogos Universitários Brasileiros”, explicou o técnico Harlei Barroncas.
Equipe feminina
Debutante na Superliga C de Vôlei Feminino, a UniNilton Lins participará da competição com 17 jogadoras após promover uma renovação no elenco. Somente quatro são da base antiga. “Este ano tivemos a renovação. Muitas atletas são inexperientes e a competição vai dar um gancho a mais para a evolução delas, mas a equipe está treinando muito bem”, afirmou o técnico Sander Santos.
Com exceção de três jogadoras, o restante do elenco é formado por alunas da própria instituição e com os treinos no ginásio da Universidade, o técnico acredita em uma campanha regular e na possibilidade de subir de divisão. “Estamos treinando pesado e iremos fazer bons jogos para garantir o acesso à Etapa Nacional”, declarou.
Todos os atletas/acadêmicos da Nilton Lins fazem parte do Programa de Incentivo ao Esporte – desenvolvido pela Fundação Nilton Lins, em parceria com a Universidade – no qual os acadêmicos e alunos que integram as equipes esportivas recebem bolsas de estudo, suporte técnico e uniformes.
Nenhum comentário