Ação na comunidade: acadêmicos de Enfermagem levam saúde e humanização a comunidades de Manaus
Adolescentes com dependência química que residem em um sítio de reabilitação no bairro do Tarumã, na zona Oeste de Manaus, participarão na próxima quinta e sexta-feira (25 e 26), de uma série de atividades educativas sobre saúde, hábitos saudáveis e estratégias para alcançar um futuro desejado.
A atividade faz parte do projeto de extensão “Ação na comunidade: promovendo saúde e prevenindo doenças na atenção primária”, desenvolvido pelo curso de Enfermagem da Universidade Nilton Lins, que está levando 50 acadêmicos do 9º período para uma imersão em diversas áreas e comunidades da cidade com palestras, mas também promovendo exames e o atendimento humanizado para pessoas em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa teve início no primeiro semestre em escolas da rede pública da capital, no qual foram abordados temas como a saúde pessoal e também orientações para as crianças se protegerem de abusos. Na ocasião, após as palestras com crianças de 6 a 12 anos, denúncias foram relatadas por alunos e encaminhadas aos órgãos competentes.
DIA DAS CRIANÇAS
De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Thayanne Guerreiro, até o final deste ano, o projeto vai realizar outras sete atividades que incluem a Casa do Idoso São Vicente de Paulo, a campanha Novembro Azul sobre o câncer de próstata, com trabalhadores do Distrito e também o atendimento em comunidades ribeirinhas.
Em outubro, nos dias 9 e 10, os acadêmicos promovem o Dia das Crianças no Núcleo de Assistência à Criança e à Família em Situação de Risco (Nacer), no Parque 10, onde realizam palestras e doações de roupas e brinquedos. Quem quiser contribuir pode entrar em contato pelo telefone (92) 98449-7134.
“Com este projeto, a Universidade Nilton Lins se faz presente na sociedade, promovendo assistência humanizada e ao mesmo tempo, indo além na formação de profissionais que conhecem a parte técnica e teórica, mas que também sabem escutar seus pacientes”, destacou a professora.
Para o acadêmico João Victor Santos, o contato direto com a população e suas demandas oferecem a oportunidade de expandir os conhecimentos adquiridos na sala de aula. “É muito importante sairmos da zona de conforto e vivenciar essas experiências em lugares que não conhecemos, unindo a teoria com a pratica de saber ouvir e acolher as pessoas que é um dos princípios da Enfermagem”.
Nenhum comentário