Dia Nacional de Combate à Raiva: 64% dos municípios do Amazonas atingem meta de vacinação
Vacinação de cães e gatos é a principal estratégia para manter a raiva sob controle no estado
No Dia Nacional de Combate à Raiva, celebrado neste domingo (28/09), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) divulga o balanço parcial da Campanha Antirrábica Animal 2025, onde registra que 64% dos municípios do estado atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde: 80% dos cães e 100% dos gatos vacinados.
Ascampanhas são executadas pelas secretarias municipais de saúde, que organizam a vacinação em cada localidade. Neste ano, a ação foi executada de março a julho, dentro do prazo de cinco meses. Manaus será o único município a realizar a campanha no segundo semestre.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o alcance de 40 municípios reforça a importância de manter as ações de prevenção. “A FVS-RCP coordena a campanha e distribui os insumos estratégicos, como vacinas, agulhas e seringas, mas é fundamental que cada município tenha planejamento e estrutura para executar as atividades em seus territórios”, afirma Tatyana.
A gerente de zoonoses da Diretoria de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Érica Chagas, destaca que a adesão da população foi essencial para que os municípios concluíssem a campanha e atingissem a meta. “Cada dose aplicada protege um animal e contribui para conter a circulação do vírus da raiva. Parabéns às equipes municipais pelo empenho e aos tutores que receberam as equipes, permitindo a vacinação e garantindo a proteção de todos”, destaca Érica.
Destaques da Campanha Antirrábica 2025
Os municípios que atingiram a meta demonstraram grande empenho de suas equipes municipais, vacinando cães e gatos e mantendo suas cidades protegidas contra a raiva. Entre eles estão: Alvarães, Anamã, Anori, Apuí, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Canutama, Coari, Codajás, Fonte Boa, Guajará, Itamarati, Itapiranga, Japurá, Lábrea, Manaquiri, Manicoré, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tapauá, Tefé, Tonantins, Urucará e Urucurituba.
Prevenção à raiva
A raiva é grave, mas prevenível com a vacinação de cães e gatos, principais transmissores para humanos. A FVS-RCP reforça que manter a vacinação em dia é a melhor forma de proteção. Em caso de mordedura ou arranhão por qualquer mamífero, procure imediatamente o serviço de saúde.
FOTOS: Divulgação/FVS-RCP
Nenhum comentário