Suframa apresenta Selo de Combate ao Assédio em evento internacional na Argentina
A procuradora federal pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Diana Azin, apresentou a iniciativa do Selo Suframa de Combate ao Assédio durante o 5º Encontro de Cidades e Universidades, realizado nesta sexta-feira (19), em Córdoba, na Argentina.
A proposta integrou o eixo temático Inclusão Social, Direitos Humanos, Gênero e Cidades de Cuidado, que reuniu outras 12 experiências selecionadas pela organização. As apresentações ocorreram na sala B do Centro Cultural da Universidade Nacional de Córdoba (UNC).
Durante a exposição, Diana Azin destacou que o projeto nasceu de uma diretriz da atual gestão, conduzida por um superintendente que traz consigo a experiência do “chão de fábrica” e o olhar atento às condições reais enfrentadas pelas mulheres no ambiente industrial. Essa vivência reforçou a necessidade de que a Autarquia atuasse de forma proativa na indução de políticas públicas para prevenir práticas incompatíveis com a dignidade no trabalho.
A procuradora federal enfatizou que o selo tem como propósito central colaborar na transformação de uma cultura de violência contra a mulher, por meio da formação e da conscientização contínua. “O Brasil ocupa o quinto lugar em feminicídios. A violência começa nas microagressões, como piadas machistas, e pode escalar para o assédio e até crimes mais graves. Por isso, precisamos atuar na formação e na prevenção”, afirmou.
Com experiência na Procuradoria-Geral Federal (PGF), Diana relembrou a atuação no âmbito do Programa de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual nas Instituições Federais de Ensino Superior, que resultou na demissão de dezenas de professores por assédio, mas ponderou que apenas a resposta punitiva não gera mudança estrutural. “A repressão é necessária, mas não altera a cultura. Para isso, precisamos de conscientização e capacitação. É com esse propósito que nasce o Selo Suframa de Combate ao Assédio”, ressaltou.
Diana também reforçou a conexão entre a política institucional da Suframa e a iniciativa do selo como uma política pública de relevância social. “Estamos falando de mais de 130 mil trabalhadores apenas no Polo Industrial de Manaus, que reúne mais de 500 indústrias. Se conseguirmos capacitar todos eles, teremos um impacto significativo na transformação dos ambientes de trabalho e na valorização das empresas dentro de uma perspectiva ESG”, explicou.
O processo de certificação prevê a capacitação de 100% dos colaboradores das empresas participantes, abordando temas como conceito de assédio sexual, repercussões jurídicas, responsabilidade civil e reparação de danos. A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) será a parceira responsável pela produção e oferta dos conteúdos formativos.
Potencial
Ao final da apresentação, representantes de diferentes países procuraram mais informações sobre a iniciativa, interessados em compreender seu funcionamento.
A prática do Selo Suframa de Combate ao Assédio passará a integrar o Banco do Observatório de Cooperação Cidade-Universidade, repositório público que reúne as experiências reconhecidas no Encontro, permitindo que sejam consultadas, estudadas e replicadas por governos locais e universidades em toda a América Latina. “Assim, o Selo Suframa ganha não apenas visibilidade internacional, mas também potencial de inspirar outras realidades”, concluiu.
Intercâmbio
O 5º Encontro de Cidades e Universidades foi promovido pela Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e pela rede Mercocidades, com o tema central “Universidades e Cidades colaborando por um futuro mais sustentável”. A programação reuniu, durante a quinta (18) e sexta-feira (19), representantes de governos locais e universidades públicas de toda a América Latina, em um espaço de intercâmbio de conhecimentos, experiências e práticas voltadas ao desenvolvimento sustentável, à equidade e à justiça social.
Diana Azin é acompanhada no evento de Córdoba pela técnica em Comunicação Social da Coordenação de Comunicação e Assuntos Institucionais da Suframa, jornalista Layana Rios.
Informações: imprensa@suframa.gov.br
Nenhum comentário