Conheça o novo modelo de micro-ônibus que deve substituir os 'Amarelinhos' em Manaus - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Conheça o novo modelo de micro-ônibus que deve substituir os 'Amarelinhos' em Manaus

Micro-ônibus azul comporta 34 passageiros, com ar-condicionado, acessibilidade e motor que polui menos.






A Prefeitura de Manaus apresentou nesta semana o modelo de micro-ônibus que deve substituir os “Amarelinhos”, veículos do transporte alternativo que circulam principalmente nas zonas Norte e Leste da capital. 


O novo veículo foi mostrado durante um evento no estacionamento do parque Amazonino Mendes, no bairro Novo Aleixo. 

O modelo, chamado Attack 8 Urbano, chega na cor azul, com capacidade para 24 passageiros sentados e espaço para até 10 em pé. 


O micro-ônibus tem ar-condicionado, elevador de acessibilidade e motor Euro 6, tecnologia que promete reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes.


De acordo com o prefeito David Almeida, a troca dos veículos representa uma mudança importante na frota e na forma como o transporte complementar opera em Manaus. 


“Esses ônibus poluem 75% menos que a tecnologia ultrapassada utilizada anteriormente. Com isso, deixamos de emitir dezenas de milhares de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera e passamos a contribuir diretamente para o meio ambiente”, disse o prefeito.


As rotas do sistema complementar serão definidas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que promete priorizar eficiência, segurança e redução do tempo de espera. A proposta é integrar o transporte alternativo ao sistema principal da cidade.


O presidente do IMMU, Arnaldo Flores, afirmou que a chegada do novo modelo é resultado da licitação concluída este ano. 

“Este protótipo é o início da renovação da frota e da melhoria do sistema, especialmente para a zona Norte e a zona Leste”, disse. 


Para o presidente da Cooptran, cooperativa que reúne permissionários do transporte alternativo, a mudança encerra uma espera de mais de uma década. 


"Foram 15 anos de frota envelhecida, renovando contratos", afirmou Venício José de Araújo

Nenhum comentário