Operação 'Zero Metanol' fiscaliza distribuidoras de bebidas em Manaus após recomendação do MPAM - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Operação 'Zero Metanol' fiscaliza distribuidoras de bebidas em Manaus após recomendação do MPAM






A operação “Zero Metanol” começou nesta quarta-feira (8), em Manaus, para fiscalizar fábricas e distribuidoras de bebidas alcoólicas. A ação atende a uma recomendação do Ministério Público, que pediu mais controle para evitar a entrada de bebidas adulteradas com metanol no estado.


Durante as inspeções, 20 estabelecimentos foram vistoriados pela Vigilância Sanitária. Em uma distribuidora na Zona Leste, os fiscais encontraram garrafas de uísque com lacres frágeis, o que levantou suspeita de possível manipulação.


As amostras foram recolhidas e enviadas para análise em um laboratório do Ministério da Saúde. Enquanto o resultado não sai, o local continua funcionando normalmente, já que, por enquanto, não há indícios de adulteração.


A operação acontece em meio a alertas nacionais sobre casos de intoxicação por metanol — uma substância altamente tóxica que pode causar cegueira e até morte se ingerida.


A Vigilância orienta a população a não consumir bebidas de origem desconhecida, verificar os lacres, rótulos e prazos de validade, e denunciar qualquer irregularidade. Em casos de suspeita de intoxicação, o atendimento é feito pelo CIT-AM, pelos números (92) 3305-4702 ou 0800-722-6001.

Nenhum comentário