Apae Manaus é única instituição social a participar pela segunda vez de evento na Suframa sobre ESG
Presidente Ione Tôma apresentou as práticas de ESG da entidade e reforçou a importância da transparência, das doações com incentivos fiscais e da ampliação dos atendimentos
Pela segunda vez consecutiva, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (Apae Manaus) foi a única instituição social convidada a participar do Encontro “ZFM + ESG – Jornadas Sustentáveis na Amazônia”, realizado nesta quinta-feira (27/11), no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A presidente da entidade, Ione Tôma, apresentou a experiência da Apae no pilar Social do ESG e destacou o compromisso da instituição com governança, transparência e expansão de serviços para pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Durante sua participação, Ione exibiu um vídeo institucional, que sintetiza as práticas sociais, ambientais e de governança adotadas pela Apae Manaus.
“Somos a primeira organização da sociedade civil a participar pela segunda vez desse encontro. Estivemos no Fórum ESG em março, a convite do presidente da Suframa, Bosco Saraiva, e agora retornamos, o que mostra o reconhecimento do nosso trabalho. É algo novo para nós, mas estamos empenhados em implementar todas as ações necessárias para fortalecer a agenda ESG na Apae Manaus”, afirmou a presidente.
Ela destacou que o foco da apresentação foi mostrar, de forma clara, como a Apae aplica práticas de responsabilidade social no dia a dia, garantindo inclusão, atendimento humanizado e fortalecimento das famílias atendidas.
“O vídeo mostrou tudo o que fazemos dentro das práticas de ESG, principalmente no pilar social. Destacamos a importância de continuar esse trabalho, a transparência na governança e a relevância da prestação de contas para quem doa. É fundamental que a sociedade saiba que doações feitas à Apae podem gerar dedução fiscal no Imposto de Renda, e isso faz toda a diferença para mantermos e expandirmos nossos atendimentos”, explicou Ione.
Ao abordar a relação com o Polo Industrial de Manaus, ela reforçou como a parceria com empresas e doadores teriam impacto direto na continuidade dos serviços da instituição.
“Falamos sobre como as doações que precisamos receber das empresas do Distrito Industrial, nos ajudariam a manter nossa operação e ampliariam nossos atendimentos. Todo mundo ganha: a empresa, pela dedução fiscal; a sociedade, pela responsabilidade social; e a Apae, que conseguiria contratar mais equipes especializadas e manter e ampliar seus serviços. Estamos há 52 anos em Manaus e seguimos expandindo”, disse.
Ione também ressaltou a importância da participação da Apae Manaus em eventos de ESG para fortalecer o diálogo entre setor público, empresas e organizações sociais.
“Participar de um encontro como o ‘ZFM + ESG’ nos mostra que estamos no caminho certo. Queremos continuar contribuindo para que Manaus avance na agenda ESG, sempre com foco nas pessoas que mais precisam”, concluiu.
Sobre o evento – ZFM + ESG
Realizado na sede da Suframa, o encontro reuniu empresas, instituições governamentais e entidades para discutir práticas de sustentabilidade no Polo Industrial de Manaus. A programação incluiu:
Mesa-redonda sobre Experiências de Jornada ESG (Ambiental, Social e Governança), Painéis de Soluções ESG com empresas de certificação, consultoria e tecnologia. A Apae Manaus integrou o painel social como instituição convidada.
Sobre a Apae Manaus
Com 52 anos de atuação, a Apae Manaus atende 220 crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla, de 1 a 62 anos, oferecendo serviços nas áreas de saúde, educação, assistência social e inclusão produtiva. A instituição mantém equipe multidisciplinar completa e trabalha com total transparência por meio de prestação de contas e governança alinhada às práticas ESG.





.png)


Nenhum comentário